O protótipo do primeiro frasco à base de papel foi desenvolvido para a embalagem do sabão líquido de roupa da marca OMO, pertencente à Unilever (conhecida também pelos nomes comerciais Persil, Skip e Breeze). Inicialmente, o frasco deverá ser lançado no Brasil, nos primeiros meses de 2022. Em seguida, a inovação chegará à Europa e, pouco depois, ganhará outros países. A Unilever relata que a tecnologia está sendo atualmente adaptada, com o objetivo de desenvolver frascos à base de papel destinados a produtos capilares.

Sustentável e reciclável

O frasco, fabricado com polpa de celulose proveniente de fontes sustentáveis, foi desenvolvido de forma a possibilitar a reciclagem junto com o fluxo de resíduos de papel. Com um exclusivo revestimento interno que o torna impermeável, o frasco de papel pode ser usado como embalagem para produtos líquidos — sabão para roupas, shampoos e condicionadores, por exemplo — que contêm tensoativos, fragrâncias e outros ingredientes ativos.

Desenvolver embalagens recicláveis à base de papel sem acrescentar uma camada de plástico é um enorme desafio. Segundo a Unilever, as embalagens patenteadas da Pulpex oferecem uma solução promissora para reduzir radicalmente o uso de plásticos.

"Na luta contra a onipresença de resíduos plásticos, precisamos repensar completamente a maneira como desenvolvemos e embalamos nossos produtos. Isso requer uma mudança drástica, que só poderá ser implementada com a participação de toda a indústria", explica Richard Slater, diretor de P&D da Unilever.

Acompanhando a crescente conscientização dos consumidores sobre o impacto dos produtos para o planeta, a Unilever vem apostando na tecnologia de frascos de papel desenvolvida pela Pulpex para cumprir seu objetivo de reduzir pela metade o uso de materiais plásticos virgens até 2025.

Vários projetos em andamento

Algumas soluções de embalagem à base de papel já estão disponíveis no mercado, a exemplo dos frascos desenvolvidos pela Ecologic Brands para a Seed Phytonutrients e das bisnagas fabricadas pela Albéa para as marcas La Roche Posay e Garnier. No entanto, essas soluções contêm uma proporção significativa de plástico, o que dificulta a reciclagem das embalagens.

A solução desenvolvida pela Pulpex constitui, portanto, um avanço considerável. A previsão é que a produção em grande escala de frascos de papel seja iniciada em breve. A empresa finlandesa Stora Enso, fabricante de papel, já começou a fornecer o material necessário à Pulpex. Com isso, a Diageo poderá cumprir a promessa de lançar, ainda este ano, uma garrafa de uísque fabricada à base de papel para a marca Johnnie Walker. Por sua vez, a partir de 2022, a Unilever usará essa tecnologia para a comercialização de sabões líquidos para roupas. A etapa seguinte será a produção de frascos de shampoo.

Recentemente, o consórcio Paboco, que reúne empresas como BillerudKorsnäs, Alpla, Carlsberg, The Absolut Company (Pernod-Ricard), L’Oréal e Coca-Cola Europa, também apresentou um protótipo de garrafa de papel com revestimento interno de origem vegetal. Vale a pena ficar de olho nesse projeto!