Lançada em setembro de 2023, a TikTok Shop US apresenta vídeos com conteúdo comprável e sessões de streaming ao vivo disponíveis em todo o país, oferecendo às marcas, às lojas e aos criadores novas ferramentas que permitem vender produtos diretamente por meio do aplicativo. Segundo a Nielsen IQ, durante o lançamento nos Estados Unidos, em setembro deste ano, 85% das vendas totais da TikTok Shop envolveram produtos do setor de saúde e beleza. Dentro desse setor, as categorias que ocuparam o topo das vendas foram: cuidados do rosto, vitaminas / suplementos, fragrâncias, kits de branqueamento dental e cosméticos labiais.

Era de se esperar que no alto da lista estivessem os cuidados da pele e os cosméticos labiais (considerados produtos de beleza que o consumidor costuma comprar por impulso), mas categorias como vitaminas/suplementos e produtos de branqueamento dental dificilmente são comprados por impulso. Isso significa que a TikTok Shop já começou a promover uma dinâmica de vendas interessante e inédita”, declarou a empresa de estudos de mercado.

Crescimento meteórico

A Nielsen IQ ressalta também que, em setembro, a TikTok Shop se posicionou no vigésimo lugar do ranking de vendas on-line de produtos de saúde e beleza nos Estados Unidos.

Diante desse crescimento meteórico, a Nielsen IQ acredita que a TikTok Shop está a caminho de revolucionar o mercado de varejo, especialmente o da indústria de beleza, segmento em que as redes sociais influenciam profundamente as decisões de compra. “A natureza visualmente atraente dos produtos de beleza combina perfeitamente com os recursos de mídia usados nas redes sociais, possibilitando a criação de material publicitário eficaz, além de conteúdos orgânicos capazes de chamar a atenção do público”, afirmou a Nielsen IQ.

Naturalmente, esse ecossistema contou também com a contribuição decisiva de influenciadores para seduzir os consumidores e impulsionar as vendas.

Nesse cenário, a Nielsen IQ anunciou o lançamento de uma nova ferramenta de medição e rastreamento de dados relativos às vendas no TikTok. “Com o rápido crescimento da TikTok Shop, as marcas e os varejistas precisam dispor de referências para entender o desempenho de seus produtos nessa plataforma. A nova ferramenta de medição vai oferecer a eles as informações necessárias para que possam tomar decisões embasadas e definir a melhor estratégia a usar na TikTok Shop”, explicou John Busardo, que atua como Senior Vice President e Beauty & OTC Vertical Lead na Nielsen IQ.