Pierre Morvan, diretor-presidente da Technature - Foto: © Fred Tanneau

Inicialmente especializada em fórmulas à base de alginato, a Technature não hesitou em se diversificar e hoje oferece linhas de produtos variadas, que são desenvolvidas, produzidas e acondicionadas em suas instalações. Após vários meses de obras, a empresa inaugurou recentemente uma nova unidade de produção e deu início à reforma de sua antiga fábrica.

Investimentos consideráveis

A nova unidade da Technature, que tem nada menos que 3.500 m2 (sendo 2.000 m2 reservados unicamente à fabricação e ao acondicionamento de produtos), é equipada com sistema de filtragem de ar e damper de sobrepressão nos locais de produção. Inteiramente dedicada aos chamados "cosméticos brancos" (creme, gel, sérum, hidrogel), ela é abastecida com água purificada por biosmose para garantir a conformidade com as exigências da FDA. A área de produção foi desenhada de forma a possibilitar a ampliação para 1.000 m2. "Graças a esse investimento, podemos triplicar nossa capacidade de produção e nos preparar a um futuro aumento da demanda", explica Pierre Morvan, diretor-presidente da Technature.

Paralelamente, a antiga fábrica, situada a alguns quilômetros de lá, vai se dedicar exclusivamente à produção de pós. Além dessas duas unidades, a empresa conta agora com uma plataforma logística de 5.000 m2. "Nessas instalações, podemos separar o fluxo de matérias-primas e de acondicionamento. É também no centro de logística que estocamos todos os produtos acabados antes que sejam distribuídos. Com isso, conseguimos otimizar o espaço destinado à produção", indica Pierre Morvan. A ampliação do espaço facilitará também as obras de modernização da antiga fábrica, iniciadas recentemente.

Produtos inovadores e naturais

Graças à sólida reconfiguração de seus recursos industriais, a Technature já pode colocar todo o seu empenho na conquista comercial. Único fabricante de hidrogel para aplicações cosméticas na Europa, a Technature vem registrando crescente demanda por esse tipo de produto. A empresa está criando novas linhas de acondicionamento e em breve deverá apresentar diversos produtos inovadores, entre os quais um gel natural à base de extrato de algas.

"Mesmo se a produção nunca se limitou a esse segmento, os cosméticos naturais são parte integrante da identidade da Technature. Nossa oferta está perfeitamente sintonizada com a demanda do mercado e com os novos anseios dos consumidores", ressalta Anne-Claire Roudaut, diretora de Marketing e Comunicação. "A Technature dispõe de know-how e tecnologias plenamente operacionais e está apta a atender a uma demanda que cresce exponencialmente, em particular por formulações de base anidra, que correspondem às necessidades que o mercado vem manifestando".

Reconhecida por sua expertise no segmento de máscaras, a empresa soube estender sua área de competências a muitas outras categorias, ultrapassando as fronteiras do circuito profissional. "Veiculamos uma imagem de inovação e originalidade no mercado. E é dessa forma que conseguimos nos diferenciar", completa Anne-Claire Roudaut.

Como consequência, a Technature vem apostando consideravelmente na inovação, com o objetivo de reforçar sua atuação no segmento de produtos naturais e ampliar o uso de novos materiais. "Fazemos questão de abrir espaço para que as equipes tenham momentos de criatividade e colaboração, com ampla liberdade para que as ideias possam brotar", explica Pierre Morvan.

A estratégia, até aqui, tem dado certo. A Technature, que emprega 160 funcionários e registra 20 milhões de euros de faturamento, sendo metade fora das fronteiras da França (25% em países europeus e 25% em outros continentes), quer retomar o caminho da rentabilidade. Para tanto, fixou o ambicioso objetivo de 20% de crescimento para os próximos três anos. "Todos os ingredientes do sucesso estão em nossas mãos: equipes fiéis, produtos inovadores que correspondem às tendências atuais, recursos industriais eficazes e ampla capacidade de produção", conclui o diretor-presidente da empresa.