A história da Cless Cosméticos teve início em 2004. O fundador, Luiz Piccoli, já atuava no ramo de beleza e enxergou uma oportunidade na categoria de descolorantes que, até então, não dispunha de muitas opções no mercado brasileiro. Assim, surgiu a Care Liss.

Quando a linha foi lançada, a decisão de focá-la em processos de descoloração se baseou em dados que evidenciaram a predileção das mulheres brasileiras em terem as madeixas loiras ou iluminadas por meio de procedimentos químicos como ‘luzes’ e ‘mechas’, que requerem pós descolorantes e águas oxigenadas. Esse segmento é tão grande no Brasil que temos até profissionais com especialização em loiros”, diz Glaucia Pereira, head de marketing e trade da Cless.

A empresa teve rápido crescimento e em apenas dois anos adquiriu as marcas Charming e Essenza. Passados mais dois anos, fez a compra de Lightner e Bigen e, em 2018, a Opus. “Construir uma marca nova demanda muita energia e investimento financeiro, e certamente o tempo para que aconteça o retorno deste investimento é maior. A Cless optou por iniciar seu trabalho com a aquisição de marcas já existentes no mercado e, uma vez adquiridas, passamos a desenvolvê-las trazendo ainda mais qualidade, além de novos produtos”, aponta Pereira.

Portfólio complementar e oportunidades de venda

Inspirado pelo slogan “Beleza Completa”, o portfólio atual da Cless abrange os segmentos de descoloração, finalização, tratamento capilar, fixação, higiene pessoal e baby care.

Conseguimos oferecer soluções diversificadas aos nossos clientes e uma proposta de complementaridade de produtos. Uma pessoa que faz procedimento de descoloração pode usar os produtos da Lightner e Care Liss. Esse mesmo consumidor precisará fazer a manutenção do loiro e pode usar nossa linha de matizador Violet e de Nutrição, ambas da nossa marca Salon Opus. E, se ele quiser finalizar os cabelos para uma ocasião bacana, pode usar itens das nossas marcas Charming e Eu Amo Charming, por exemplo. São oportunidades reais de venda de vários produtos do portfólio”, afirma a executiva.

Ocupando uma área de 10 mil metros quadrados na região metropolitana de São Paulo e gerando cerca de 300 empregos diretos, além de uma centena de postos indiretos, a Cless passou recentemente por anos difíceis, especialmente pelos efeitos da pandemia de Covid-19, mas agora enxerga uma volta à normalidade. “Estamos vivendo uma fase de equilíbrio e crescimento. Em 2023 ainda tivemos retração da economia e consumidores impactados em seu poder aquisitivo, mas temos trabalhado muito próximos aos nossos clientes B2B, cultivando oportunidades e parcerias de longo prazo”, diz a head.

Empresa tem previsão de dobrar de tamanho até 2026

As perspectivas para os próximos anos são positivas. “Temos o desafio de dobrar de tamanho em três anos. A indústria brasileira de cosméticos é muito competitiva, mas estamos confiantes que vamos conseguir”, afirma Pereira.

Em 2024, a Cless completa 20 anos de trajetória e promete muitas novidades. “Estamos fortes no desenvolvimento de vários produtos, além de uma marca nova para o próximo ano. Também teremos um investimento expressivo em comunicação, que nos apoiará nos planos de crescimento. Queremos comemorar o aniversário de 20 anos da Cless com resultados incríveis e em alto estilo”, ela finaliza.