Ricardo Omori, vice-presidente da divisão Fine Fragrance, anunciou a chegada da perfumista Annick Menardo à equipe da Symrise - Foto: © instagram / @lemuscetlaplume

Projeto multissensorial que associa texto, fotografia e criação olfativa, a exposição A World Tour Through Scent é um convite a explorar as relações que os diversos povos do mundo cultivam com os perfumes. Apresentado de 19 a 23 de setembro no âmbito do Rives de la Beauté em Paris, o projeto foi idealizado pela Symrise em colaboração com a revista olfativa Nez e o grupo de fotógrafos Tendance Floue.

A ideia por trás dessa volta ao mundo dos perfumes é traçar um mapa cultural do olfato. Durante seis meses, a Symrise enviou 13 perfumistas de nacionalidades diferentes a 11 países onde estão instalados seus centros criativos, a fim de captar os perfumes característicos e as influências de cada local. A experiência foi narrada pelos redatores da revista Nez e capturada em imagens pelos fotógrafos do Tendance Floue. Dessa iniciativa nasceu uma obra composta de 11 cadernos de viagem que dão destaque a aromas do mundo todo, acompanhadas de perfumes exclusivos elaborados pelos profissionais da Symrise. O público que participou da exposição Rives de la Beauté teve a oportunidade de descobrir essa odisseia sensorial em pleno coração de Paris, no n° 16 da rue des Minimes.

Novos perfumes, nova parceria

Por ocasião do vernissage, Ricardo Omori, vice-presidente da divisão Fine Fragrance, anunciou a chegada da perfumista Annick Menardo à equipe da Symrise - uma informação que agitou o pequeno mundo dos perfumes, visto que Annick Menardo, responsável por obras olfativas como Lolita Lempicka, Bulgari Black, Bois d’argent e Hypnotic Poison, da Dior, trabalhava para a Maison Firmenich desde 1991.

A equipe de perfumaria fina da Symrise será também reforçada por três jovens profissionais formadas pela escola de perfumistas da empresa: Leslie Gauthier, Marine Ipert e Suzy Le Helley.

Outra novidade é que o fabricante de fragrâncias firmou recentemente uma parceria com o produtor de matérias-primas Payan Bertrand, com o objetivo de ampliar sua gama de ingredientes naturais. Sediada em Grasse, no sul da França, a Payan Bertrand desenvolve substâncias naturais para o setor de perfumes, além de aromas para a indústria alimentícia. Com a parceria, as duas empresas pretendem unir forças para aprimorar esse know-how. A decisão ilustra perfeitamente a determinação da Symrise de trabalhar com produtores locais, a fim de aperfeiçoar e dar nova vida à sua linha de ingredientes.

Poucas semanas depois de apresentar suas novas bases De Laire e a nova linha de ingredientes Ultimate Naturals, a Symrise volta a ser notícia, confirmando sua firme intenção de movimentar o setor de perfumes.