A Symrise acaba de inaugurar uma nova fábrica nos arredores de Belém do Pará, com o objetivo de facilitar a produção de matérias-primas originárias da região amazônica. A unidade, que recebeu o nome de Symrise Amazon Ecoparque, funcionará também como plataforma de pesquisa e desenvolvimento de novos insumos para a indústria mundial de cosméticos. A Symrise investiu mais de 5 milhões de euros na construção da fábrica, que ocupa uma área de 2.000 m². O local foi escolhido em estreita colaboração com a gigante brasileira de cosméticos Natura, responsável pelo lançamento do Ecoparque nessa região.

A Symrise acaba de inaugurar uma nova fábrica nos arredores de Belém do Pará, com o objetivo de facilitar a produção de matérias-primas originárias da região amazônica.

"Com a nova unidade, queremos oferecer a riqueza da floresta amazônica aos consumidores de produtos de beleza do mundo todo. Essa é uma importante etapa para o desenvolvimento e a produção sustentáveis de ingredientes destinados a cosméticos e perfumes. Gostaríamos de agradecer às comunidades locais, ao município de Benevides, ao Estado do Pará, bem como à nossa parceira Natura, pela oportunidade de tornar realidade nosso projeto na região amazônica", declarou Achim Daub, presidente de Scent & Care da Symrise, durante a cerimônia de inauguração.

A nova unidade oferece acesso a uma rica variedade de plantas nativas da região amazônica e usa tecnologias sofisticadas e sustentáveis para minimizar o impacto das atividades sobre o meio ambiente. A título de exemplo, para produzir manteigas e óleos, a Symrise emprega sua tecnologia patenteada SymTrap; o ar-condicionado das instalações funciona com energia geotérmica; e um sistema de filtros botânicos minerais purifica as águas usadas e a água da chuva para utilização no processo de produção.

Além disso, a Symrise contribui para o desenvolvimento econômico e social da região. A empresa já deu início a um programa que oferece apoio a duas mil famílias, trabalhando com a população no cultivo e na colheita de matéria-prima. "A Symrise admira o trabalho desenvolvido pela Natura no Ecoparque e deseja contribuir para melhorar as condições sociais e econômicas da região. Essa é a razão pela qual decidimos participar desse projeto", relata Ricardo Omori, presidente Scent & Care da Symrise para a América Latina. "Vamos observar quais os principais elementos necessários a esse tipo de cooperação e aplicar esses princípios em outras regiões do mundo, a fim de promover sustentabilidade e sucesso econômico. Dessa forma, poderemos garantir produtos eficazes para os consumidores e crescimento rentável para a empresa".