A Solvay está lançando o Mirasoft SL L60 e o Mirasoft SL A60, dois novos agentes tensoativos naturais à base de óleo de colza e açúcar, desenvolvidos para melhorar o perfil ecológico de produtos de beleza e cuidados da pele. Obtidos a partir de óleo de colza e açúcar, esses biotensoativos glicolipídicos apresentam baixa pegada de carbono e impacto ambiental reduzido, sendo portanto adaptados a um amplo leque de produtos cosméticos, como shampoo, condicionador, gel de banho, limpador facial e creme para o rosto.

Baixo impacto ambiental

Os dois agentes tensoativos foram desenvolvidos com o objetivo de oferecer desempenho idêntico ao de ingredientes sintéticos, mas com impacto ambiental reduzido. Obtidos por um processo de fermentação que a Solvay define como "competitivo" em termos de custo, o Mirasoft SL L60 e o Mirasoft SL A60 são 100% naturais e biodegradáveis.

"Os tensoativos de origem natural apresentam um bom potencial de neutralidade de carbono, constituindo um salto tecnológico importante em matéria de ecodesign para uma nova geração de cuidados de beleza", explica Galder Cristobal, diretor de Pesquisa e Inovação Home and Personal Care da Solvay. "Com o Mirasoft SL L60 e o Mirasoft SL A60, oferecemos uma verdadeira revolução em relação aos tensoativos tradicionais à base de material fóssil".

Carbono renovável

O lançamento da linha Mirasoft é fruto da nova plataforma de crescimento Materiais renováveis e biotecnologia, cujo objetivo é ampliar a gama de produtos à base de matérias-primas renováveis e sustentáveis.

Com essa plataforma, a Solvay deseja aumentar a proporção de carbono renovável [1] na oferta de produtos e desenvolver novas oportunidades comerciais graças a técnicas de biotecnologia. Anteriormente, a empresa já havia criado três outras plataformas de crescimento: Materiais para baterias, Hidrogênio verde e Materiais compósitos termoplásticos.

Para 2030, o Grupo Solvay definiu metas claras: aumentar em 65% a proporção de soluções sustentáveis em sua oferta de produtos; vender pelo menos o dobro de produtos à base de matérias-primas ou energias circulares, em comparação com as vendas de 2018; e reduzir em 30% a emissão de gases de efeito estufa.

"Os novos produtos refletem nosso posicionamento de liderança em matéria de tecnologia de tensoativos e comprovam a visão de longo prazo da empresa", ressalta Jean-Guy Le Helloco, vice-presidente Home and Personal Care da Solvay. "Nossa prioridade é a inovação tecnológica, para que os clientes possam alcançar seus objetivos de sustentabilidade".