A Smurfit Kappa, um dos maiores fabricantes mundiais de embalagens à base de papelão, anunciou um investimento de quase 100 milhões de dólares para instalar uma caldeira a biomassa sustentável em uma de suas unidades de produção na Colômbia. O objetivo é reduzir em cerca de 6% suas emissões globais de carbono de escopo 1 e escopo 2.

A caldeira, que será construída em sua fábrica de embalagens de papel em Yumbo, na Colômbia, utilizará diversos tipos de resíduos orgânicos para gerar energia mais limpa, substituindo os combustíveis fósseis atualmente usados na unidade. Os resíduos orgânicos serão compostos por cavaco e maravalha proveniente das plantações de pinheiro e de eucalipto da própria empresa, além do refugo de sua unidade de processamento de madeira, bem como cinzas e lama de papel geradas durante o processo de fabricação do papelão.

O projeto é parte integrante do programa de circularidade criado pela Smurfit Kappa, no âmbito do qual já foram instaladas caldeiras a biomassa em diversas unidades de produção na Europa, como as de Nervion, Piteå e Sangüesa.

Quando a nova caldeira começar a funcionar, a fábrica colombiana reduzirá consideravelmente o uso de combustíveis fósseis e os custos operacionais.

Laurent Sellier, Diretor Executivo da Smurfit Kappa para as Américas, declarou: “Este investimento reforça nosso compromisso com a Colômbia, um mercado estratégico em pleno crescimento, e com as metas de sustentabilidade fixadas pela empresa. O comissionamento dessa caldeira a biomassa de última geração é um passo a mais na aquisição de equipamentos que nos permitirão cumprir as metas estabelecidas para 2030 e os objetivos em termos de resíduo zero. Com isso, desejamos promover a proteção do meio ambiente e a criação de um mundo mais verde”.

A construção da caldeira reflete o princípio de circularidade que constitui a base de nossa estratégia de sustentabilidade e permeia todas as nossas operações, tendo como pano de fundo a descoberta de novas utilizações para nossos próprios resíduos. O projeto é também muito importante para a região, pois contribui para ampliar o uso de energias renováveis, além de oferecer uma tão esperada solução para a crescente demanda mundial de papel”, completou Alvaro J. Henao, Diretor Executivo da Smurfit Kappa Colômbia.

A previsão é que a nova caldeira a biomassa entre em operação no final de 2024.