Segundo o laboratório de pesquisas da Silab, com a idade há uma alteração do chamado "complexo regenerador fibroblástico", processo de comunicação entre os sistemas cutâneo, imunitário e vascular, indispensável à regeneração da pele. Como consequência, observa-se uma regressão no papel fundamental que desempenham os fibroblastos para conectar esses três sistemas por meio da secreção de diferentes tipos de fatores de crescimento.

Interconectividade celular

Para dinamizar os principais processos de regeneração, a Silab desenvolveu e patenteou o Regenixir [1], princípio ativo regenerador que simula a capacidade da pele de sintetizar seu próprio "elixir de crescimento".

O fabricante de ingredientes cosméticos explica que, ao restaurar a capacidade dos fibroblastos envelhecidos de interagir com as estruturas ao redor, o Regenixir produz uma ação transversal nos três sistemas interconectados:

 sistema cutâneo: melhora a reestruturação da matriz e a renovação da epiderme [2];
 sistema vascular: restaura o processo de formação da rede vascular [3];
 sistema imunitário: fortalece a população de macrófagos que favorecem a regeneração.

Melhorar a qualidade da pele

Os testes clínicos mostraram que, a partir de 21 dias de aplicação, uma emulsão com 2,5% de Regenixir diminui consideravelmente as rugas do canto externo dos olhos de indivíduos caucasianos (-10%) e de indivíduos asiáticos (-6%).

Segundo a Silab, testado em voluntários caucasianos em condições idênticas de aplicação, o ingrediente:
 melhorou as propriedades biomecânicas da pele (firmeza: +10%; elasticidade: +14%; tonicidade: +25%);
 atenuou a visibilidade dos microvasos (-6%) e mostrou-se eficaz como tratamento contra olheiras, reduzindo de maneira significativa a coloração da pele sob os olhos;
 restaurou profundamente os sinais característicos de um rosto radiante (viço: +9%; cor rosada: +15%; cor oliva: -7%; brilho: -6%).

"Todos esses efeitos se prolongaram após 42 dias de tratamento e foram percebidos inclusive pelos próprios participantes da experiência", observa a Silab.

Fermento com benefícios comprovados para a saúde

Para desenvolver o Regenixir, a Silab efetuou pesquisas com o fermento Saccharomyces cerevisiae. Amplamente utilizado no setor de alimentos, esse fermento é também conhecido pela comunidade médica e científica em razão das numerosas propriedades que oferece, entre as quais a riqueza em nutrientes e a capacidade de estimular a produção de energia e as defesas imunitárias.

Trabalhando com o fermento S. cerevisiae, a Silab conseguiu extrair oligo-β-glucanes capazes de restaurar a interconectividade entre os sistemas cutâneo, imunitário e vascular, produzindo um efeito regenerador anti-idade.

Disponível na forma de solução aquosa (dose recomendada: 0,25% a 2,5%), o Regenixir contém 99% de componentes de origem natural (ISO 16128) e atende aos critérios das regulamentações internacionais sobre cosméticos (Europa, Estados Unidos, China, Japão etc.).