Em sua grande maioria, os modelos 3D que simulam a pele acneica não englobam as quatro principais características dessa inflamação cutânea: hiperseborreia associada à alteração da composição do sebo; colonização pela bactéria Cutibacterium (C.) acnes, em particular pelo filotipo virulento IA1; hiperqueratose; e inflamação com secreção.{}

Modelo multifatorial

"Quase todos os modelos 3D que simulam a pele acneica usam separadamente a hiperseborreia ou a colonização por C. acnes para criar as diversas características desse tipo de pele", observa a Silab. No entanto, como esses dois fatores são dependentes um do outro na fase inicial da patologia, o fabricante francês de ingredientes cosméticos trabalhou no desenvolvimento de um modelo 3D que reunisse alteração do sebo e colonização pela C. acnes.

Para chegar a esse resultado, a epiderme reconstruída foi tratada ao mesmo tempo com esqualeno peroxidado e com o filotipo IA1 da bactéria C. acnes disponível em cultura estoque ou diretamente coletado em pacientes acneicos. A combinação desses dois fatores permitiu a indução de respostas queratinocitárias similares à acne, como hiperqueratose e inflamação, possibilitando a obtenção de um modelo com todas as características da pele acneica.

"A caracterização avançada desse novo modelo in vitro mostrou que ele é perfeitamente adaptado à mimetização da pele acneica, podendo ser usado como ferramenta de screening para o desenvolvimento de tratamentos antiacne", explica Marine Laclaverie, gerente de projeto Inovação in vitro da Silab.

Após a validação, o modelo passou por um processo adicional de aprimoramento que utilizou diversos filotipos de cepas da bactéria C. acnes coletados em pacientes sadios ou acneicos e isolados especificamente para a pesquisa.

Ingrediente de origem natural

O modelo 3D obtido a partir desse estudo evidenciou a atividade farmacológica do Acnesium, princípio ativo desenvolvido pela Silab Softcare para o tratamento de manifestações clínicas de acne de categoria leve a moderada em adultos.

Produzido a partir de casca de romã (Punica granatum) cultivadas em pomares do oásis de Gabes, na Tunísia, o Acnesium restabelece a homeostase da pele acneica, agindo sobre seus quatro principais componentes. Em outras palavras, ele normaliza a atividade da glândula sebácea, neutraliza a colonização pelo filotipo IA1 da C. acnes, apresenta ação queratolítica e reduz a inflamação, controlando as respostas inflamatórias de tipo queratinocitária, sebocitária e linfocitária.

A eficácia clínica do Acnesium foi também demonstrada sob controle dermatológico em um grupo de pacientes caucasianos adultos que apresentavam acne leve a moderada.

"Aliando rapidez e eficácia, esse tratamento de alta tolerância melhora o aspecto geral da pele e, portanto, a qualidade de vida dos pacientes", conclui a Silab.