A senescência [1] é geralmente controlada pelo sistema imunitário, que identifica e elimina as células senescentes que sejam nocivas ao meio cutâneo. No entanto, ao longo do tempo alguns fibroblastos senescentes desenvolvem estratégias de imunoevasão para evitar serem eliminados. O alvo do novo ingrediente anti-idade da Silab é justamente o fenômeno de imunoevasão.

Novo mecanismo de ação

A Silab explica que, com base em estudos de modelização in vitro e in vivo, foi possível evidenciar uma intensificação do mecanismo de imunoevasão na pele após os 60 anos e as profundas mudanças induzidas por esse processo: rugas, pele sem brilho, perda de elasticidade e manchas de senescência.

"Com sua ação direcionada, o Senevisium consegue restaurar a função de eliminação natural dos fibroblastos senescentes realizada pelo sistema imunitário, contornando as duas vias de imunoevasão", garante a empresa.

Eficácia testada in-vivo

Segundo a Silab, ao possibilitar novamente o reconhecimento e a eliminação dos fibroblastos senescentes imunoevasivos, o Senevisium preserva a pele contra os danos que essas estruturas provocam nos processos de síntese matricial e renovação epidérmica.

"Como demonstrado num ensaio usando concentração de 2% num grupo de voluntários caucasianos, o Senevisium permite que a pele recupere a densidade e a elasticidade. O aspecto das rugas é atenuado e a pele ganha mais brilho", explica a empresa.

Entrevistadas após 28 dias de tratamento, 100% das mulheres voluntárias declararam que a pele estava mais firme e apresentava uma tonalidade mais clara e homogênea.

Extraído de folhas de Ginkgo biloba cultivado na França

A Silab realizou a extração das moléculas ativas do Senevisium a partir de folhas de Ginkgo biloba, planta conhecida por sua grande eficácia para estimular o sistema imunitário. Quanto ao fornecimento das folhas verdes, foram selecionadas duas fazendas francesas com certificação de agricultura orgânica e alinhadas com critérios de respeito à biodiversidade.

A empresa recomenda que o Senevisium seja utilizado em produtos específicos para peles maduras, com dosagem entre 0,5% e 2,0%. Disponível na forma de solução aquosa, o ingrediente atende às regulamentações sobre biodiversidade, contém 98,8% de componentes de origem natural (ISO 16128) e cumpre as normas internacionais sobre cosméticos (Europa, Estados Unidos, China, Japão, etc.).