Depois de quadruplicar a capacidade de produção de fermentos, microalgas e bactérias com a criação de uma segunda linha industrial no ano passado, a Silab acaba de inaugurar um novo laboratório de pesquisas em biotecnologias. Nesse espaço mais amplo, a empresa instalou equipamentos de última geração.

"Era necessário criar a nova estrutura para podermos acompanhar o ritmo crescente de produção gerado pelo aumento da demanda de clientes que buscam produtos desenvolvidos a partir de biotecnologias. O novo laboratório é parte integrante de um programa global no valor de 9 milhões de euros que a empresa vem investindo nos últimos três anos, tanto em projetos de biotecnologia como em melhorias industriais", comenta Xavier Gaillard, diretor-geral adjunto de Estratégia da Silab.

Matérias-primas inovadoras de origem biotecnológica

Com as novas instalações, a Silab reúne todas as condições para continuar a explorar o imenso potencial dos diversos micro-organismos, mobilizando recursos biotecnológicos para desenvolver matérias-primas inovadoras, a fim de produzir ingredientes ativos naturais de alto valor agregado.

Brigitte Closs-Gonthier, diretora-geral adjunta de Inovação da Silab, completa: "Desde o início, decidimos que as biotecnologias seriam um dos principais vetores estratégicos da empresa, pois são um caminho que leva à inovação. A grande diversidade dos micro-organismos abre um vasto horizonte de possibilidades. Por meio de biomimetismo, por exemplo, é possível desenvolver processos inéditos, entre os quais as técnicas bioguiadas. Mas ainda há muito a descobrir nessa área, que oferece excelentes perspectivas para a criação de moléculas ativas inovadoras".

Todas as etapas de desenvolvimento são realizadas pelas equipes internas, desde a fase de pesquisa até a industrialização dos micro-organismos. Graças a essa organização, a Silab almeja oferecer soluções biotecnológicas cada vez mais inovadoras, que atendam às atuais exigências em matéria de segurança, rastreamento e respeito ao meio ambiente (sustentabilidade dos insumos).

A Silab deseja ampliar ainda mais a oferta de ingredientes naturais de origem biotecnológica, que atualmente representa 20% de sua carteira de produtos.