Para desenvolver esse ingrediente natural destinado a suprir a falta de vitalidade da pele, a Silab se serviu da capacidade de adaptação de uma bactéria que vive em simbiose com o ginseng. A patente do novo princípio ativo foi registrada pela empresa.

O ponto de partida é o fato de o ginseng provocar uma série de modificações e carências no ambiente em que se desenvolve, afetando a disponibilidade de nutrientes, em particular de nitrogênio. Para sobreviver nesse meio hostil, a bactéria Sphingomonas panaciterrae, presente na rizosfera do ginseng, desenvolve mecanismos de proteção baseados na produção de exopolissacarídeos (EPS) do tipo sphinganes. Graças a suas propriedades bioprotetoras e bioestimulantes, que agem não somente nela mesma como no hospedeiro, a bactéria produz um impressionante "capital de vitalidade". São essas características que a Silab decidiu valorizar ao desenvolver o princípio ativo Revilience.

Bioguiagem e engenharia enzimática

A empresa francesa desenvolveu um método biotecnológico de carência de nitrogênio controlada que, aplicado à Sphingomonas panaciterrae, faz com que a bactéria produza o dobro de EPS em comparação com a produção num quadro não carenciado. "Associado a uma técnica específica de hidrólise enzimática, esse método inspirado em processos orgânicos levou à obtenção de um princípio ativo composto de oligosphinganes de interesse, capaz de restaurar o metabolismo de peles sem vitalidade", explica a Silab em um comunicado.

Mapeamento de genes

Para evidenciar as vias de ação, a Silab utilizou análise transcriptômica e, por meio de um estudo de modelização inédito, realizou o mapeamento gênico de peles que apresentavam carência nutricional (depleção de fatores de crescimento) ou fisiológica (envelhecimento). Essas duas condições de carência revelaram uma degradação tanto do metabolismo como dos mecanismos de proteção das células cutâneas.

Segundo a Silab, ao reativar essas vias biológicas na pele que apresenta carência de nutrientes, o Revilience restaura a "assinatura de vitalidade" do tecido cutâneo. Com isso, o metabolismo celular é estimulado e a qualidade da barreira cutânea é reforçada. Testado em concentração de 2,5% em voluntários caucasianos jovens e idosos, após sete dias de aplicação o ingrediente ativo sublimou a luminosidade da pele e melhorou a hidratação.

A Silab recomenda o uso de Revilience em todos os produtos voltados para o cuidado da pele sem vitalidade. A concentração sugerida é de 0,5% a 2,5%. Disponível em solução aquosa, o ingrediente contém 98,8% de substâncias de origem natural (ISO 16128).