Um cabelo bonito começa com um couro cabeludo saudável. A regra pode parecer básica, mas ainda é negligenciada por boa parte dos brasileiros. “Os consumidores no Brasil, de maneira geral, se preocupam com a estética do fio e querem benefícios imediatos, buscando um efeito parecido com uma ‘maquiagem capilar’. Mas para termos fios genuinamente bonitos e saudáveis, é necessário cuidar do couro cabeludo, pois é nele que os fios são produzidos”, afirma Giovanna Fernandes, analista de marketing da Vichy.

A marca de dermocosméticos ampliou recentemente sua linha de tratamento capilar Dercos com uma seleção de produtos voltados para a correção da oleosidade do couro cabeludo, combinando ingredientes como ácido salicílico, zinco PCA e sílica antioleosidade, além de ceramida R e niacinamida, para proporcionar maciez e hidratação dos fios sem pesar.

A oleosidade excessiva pode ser desencadeada por fatores hormonais e genéticos ou por agentes externos, como a radiação solar, calor e poluição. Ela causa o desequilíbrio do microbioma da região, enfraquecendo a barreira protetora da pele e prejudicando a saúde do bulbo capilar, o que pode ocasionar a queda dos fios e dermatite seborreica, mais conhecida como caspa”, explica Amanda Santana, farmacêutica da Vichy.

Importância de um couro cabeludo saudável

O tratamento anticaspa é o foco de Scalp Recovery, lançamento da NIOXIN, empresa da Wella Company. Formulada com ativos como piritiona de zinco, óleo de menta e extrato de chá verde, além de biotina e pantenol, “a linha ajuda a restaurar o equilíbrio natural do couro cabeludo, combatendo desde o primeiro uso o principal fungo causador da caspa, o Malassezia, ao mesmo tempo em que nutre e suaviza os fios”, diz Gustavo Colonno, NioLeader da marca.

Segundo ele, a caspa é a segunda maior preocupação em relação aos cabelos, ficando atrás apenas da queda. “Apesar do segmento de cuidados com o couro capilar ter crescido mais de 30% em 2019, muitos brasileiros ainda não entendem a importância sobre sua saúde. Nosso objetivo é ensiná-los a terem a consciência de que cuidar do couro cabeludo é tão importante quanto dos fios”.

Colonno acredita que a categoria se desenvolverá ainda mais no país. “Após a pandemia da Covid-19, que ocasionou modificações capilares em muitos dos contaminados pelo vírus, o interesse pelo cuidado do couro cabeludo cresceu bastante”, ele observa.

Cuidados com o cabelo e bem-estar

A Authentic Beauty Concept foi lançada pela multinacional alemã Henkel em 2019 (chegou ao Brasil no final de 2020) e veio ao mercado com o propósito de promover bem-estar e experiências holísticas de cuidados com os cabelos. “Uma forma de unificar o movimento wellness com o tratamento capilar é via couro cabeludo”, afirma a gerente de marketing e digital do grupo Camilla Garcia.

De acordo com ela, a nova linha de produtos da marca, Mindful Origin, foi desenvolvida para cuidar da saúde do couro cabeludo e proporcionar um momento de relaxamento e reconexão. Entre os ingredientes principais estão a spirulina, o aloe vera e a argila. Além de produtos para o home care, também há itens de uso profissional. “No salão a experiência é completa. O cliente pode optar por serviços para aliviar o estresse, purificar o couro cabeludo, ter uma dose extra de hidratação e aproveitar uma massagem relaxante e estimulante”.

Para Garcia, pelo couro cabeludo não ficar à mostra como a pele, as pessoas acabam não se dando conta da importância que essa região tem para a saúde capilar e só lembram quando estão com algum problema, como sensibilidade, calvície ou caspa. “Mas essa realidade vem mudando aos poucos. Cuidar do couro cabeludo é uma forma de amor próprio”.