Fundada há mais de 40 anos na Rússia, a Ruby Rose chegou ao Brasil em 2006, apostando em uma linha de maquiagem “boa e barata” vendida em lojas da Rua 25 de Março, um dos endereços de comércio popular mais conhecidos no país. Quase uma década depois, a trajetória da multinacional foi impulsionada graças a uma base líquida matte de alta cobertura, na época vendida por cerca de R$ 5, que foi “descoberta” por influenciadoras de beleza, se tornando objeto de desejo de consumidoras de maquiagem e um grande hit de vendas.

De lá para cá, a Ruby Rose chegou a perfumarias, drogarias e e-commerces de todo o Brasil, passou a trabalhar com skincare e acaba de lançar uma linha de fragrâncias, com quatro versões para o público feminino. “Desde que a Ruby Rose se estabeleceu no Brasil, temos a intenção de promover cuidados completos no ramo de beleza. Começamos com itens de maquiagem, conseguimos evoluir e hoje temos um amplo catálogo, com produtos para a pele e, agora, de perfumaria”, afirma o CEO Ahmad Assaad.

Segundo o executivo, as fragrâncias mantêm a política de bom custo-benefício da marca. “Queremos nos posicionar neste novo nicho, nos destacando por oferecer preço justo (R$ 60 em média os fracos de 100ml) aliado com qualidade. Nosso foco é aumentar a competitividade e ganhar espaço no mercado nacional, conquistando novos consumidores”.

Na verdade, essa não é a estreia da marca na categoria no Brasil. A Ruby Rose já teve uma experiência anterior com fragrâncias em meados dos anos 2010, mas elas foram descontinuadas. “Naquele momento, acabamos optando por seguir no ramo de maquiagem devido à alta demanda do Brasil e maior abertura para negócios. Atualmente melhor estruturados no país e com uma sólida experiência no que diz respeito a pesquisas de mercados e tendências, enxergamos a real oportunidade de investirmos em perfumaria”, diz Assaad.

O mercado brasileiro de perfumaria também se desenvolveu nestes últimos anos e vem crescendo. De acordo com dados da ABIHPEC, (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em 2020 a categoria teve alta de 8,4% no país. Já no primeiro semestre de 2021, houve aumento de 13,3% nas vendas, comparando com o mesmo período do ano anterior.

Outra diferença é que agora as fragrâncias são fabricadas 100% no Brasil, assim como os produtos de skincare da marca. “Nosso desejo é, cada vez mais, tornar a produção da Ruby Rose nacional. Isso nos permite ter mais liberdade, criar itens voltados para o público brasileiro e ter um controle mais eficaz do que é vantajoso e rentável”, revela o CEO.

Para se estabelecer no segmento, a Ruby Rose traçou uma estratégia comercial focada em dois canais de vendas. “Com as fragrâncias, além da comercialização em nosso e-commerce, queremos impulsionar a revenda, algo que já ocorre com as maquiagens. Entendemos que esta modalidade inspira um tratamento mais pessoal e de confiança. Temos uma central especializada neste serviço e vamos estrear um novo site para revendedores”, cita Assaad.

O executivo diz que outras categorias de produtos estão nos planos da Ruby Rose Brasil. “Queremos estar no imaginário de beleza e cuidados do brasileiro. Ainda não podemos revelar os próximos passos, mas estamos em processo de análise e pesquisas para alçar novos voos no país. Inclusive, temos projetos futuros para ampliar nossa mão de obra nacional”, finaliza.