Por ocasião do salão in-cosmetics Global, realizado de 8 a 10 de abril de 2025 em Amsterdã, na Holanda, a Roquette Beauté apresentou um novo ingrediente: Beauté by Roquette ST 305 (INCI: Amylopectin).

Estrutura porosa

Com uma estrutura porosa avançada, atualmente em fase de registro de patente, o ingrediente constitui uma alternativa aos pós minerais e sintéticos, proporcionando efeitos sensoriais e propriedades de compactação específicos e adaptados a diversas aplicações cosméticas, como produtos de maquiagem, cuidados da pele, produtos de higiene, tratamentos capilares e perfumes.

"O que faz do Beauté by Roquette ST 305 um produto único é a sua estrutura porosa, cujo registro de patente já foi solicitado. Essa estrutura é obtida por um processo de hidrólise enzimática, que confere ao ingrediente propriedades excepcionais de compactação, em comparação com outros pós naturais disponíveis no mercado", explica a Roquette Beauté.

O Beauté by Roquette ST 305 é apresentado na forma de pó branco biodegradável, livre de talco e de nanopartículas.

As propriedades sensoriais e de compactação do Beauté by Roquette ST 305, bem como sua afinidade com água e com diversos tipos de óleo, oferecem aos formuladores de cosméticos a flexibilidade necessária para que possa ser incorporado a uma ampla gama de aplicações cosméticas, incluindo produtos de maquiagem, cuidados da pele, produtos de higiene, tratamentos capilares e perfumes, tanto na forma livre como compacta.

Manter a integridade das cores

Uma das vantagens do Beauté by Roquette ST 305 é sua capacidade de manter a integridade das cores. Durante a fase de testes [1], o ingrediente demonstrou um alto poder de retenção de cores, superando o do milho nativo e produzindo um desempenho idêntico ao do talco e das esferas de sílica porosas. Essas características permitem reduzir a necessidade de adicionar pigmentos às fórmulas, criando uma solução econômica e atraente para a formulação de produtos de maquiagem.

O Beauté by Roquette ST 305 é mais luminoso que o talco, a sílica e a sílica porosa, além de ter um tom menos amarelado que outros pós sensoriais de origem natural obtidos a partir de amido de milho nativo.

Acabamento mate e controle otimizado do brilho

O Beauté by Roquette ST 305 tem intensa ação matificante, sendo ideal para cosméticos que oferecem acabamento mate, como certos batons. Os testes [2] realizados pela empresa mostraram que esse pó sensorial reduz consideravelmente o brilho, proporcionando um acabamento mate impecável aos produtos de maquiagem. Nas fórmulas de base facial, o Beauté by Roquette ST 305 diminuiu o brilho em 96%, em comparação com o uso de placebo [3].

Com capacidade de absorção do sebo comparável à do polimetacrilato de metila (PMMA) e até superior à do amido de milho nativo e das esferas de sílica, o Beauté by Roquette ST 305 constitui uma solução adaptada ao controle do sebo, proporcionando à pele um aspecto mate duradouro.

Para completar, em fórmulas de pó livre usando concentração de 65%, o Beauté by Roquette ST 305 mostrou ser capaz de atenuar pés de galinha, dar mais uniformidade ao contorno dos olhos e melhorar a textura da pele, resultando numa aparência mais jovem e sublime.