No setor de perfumes, a aposta da Puig é relançar o site WikiParfum, plataforma digital dedicada à descoberta e ao conhecimento do universo de fragrâncias.

Atualmente disponível em sete idiomas e reforçada por um novo aplicativo móvel, a plataforma WikiParfum (www.wikiparfum.com) oferece acesso a um amplo repositório on-line que reúne conteúdos especializados, funções e recursos elaborados por profissionais do setor. O site permite que qualquer pessoa consulte, compare e escolha as fragrâncias que compõem uma biblioteca constantemente atualizada, que hoje contém cerca de 19.600 perfumesbem mais do em 2000, ano em que a plataforma foi criada com aproximadamente 5.000 referências.

Facilitar a descoberta do mundo dos perfumes

Acima de tudo, a plataforma disponibiliza diversas inovações tecnológicas que facilitam o acesso ao universo olfativo, muitas vezes visto pelos consumidores como complexo e distante.

Uma das funções da WikiParfum é ajudar o público a conhecer o cheiro de um perfume antes mesmo de testá-lo numa loja. Quando uma pessoa busca uma fragrância no site ou no aplicativo, uma ferramenta digital pesquisa num banco de dados que contém 1.400 fotos de matérias-primas usadas na confecção de perfumes; em seguida, a ferramenta organiza as imagens e cria uma representação visual dos dados. Segundo a Puig, essa solução, ou scent visualizer, permite que a pessoa "visualize" o perfume. Quanto maior a imagem de um ingrediente, maior é a sua predominância. Se for apresentado em fundo preto, o ingrediente é intenso; se, ao contrário, estiver sobre fundo branco, tem intensidade menor.

Além das informações visuais, a WikiParfum fornece outros dados importantes, como a família olfativa do perfume, seus principais ingredientes, o nome do perfumista que criou a fragrância e a faixa de preços. Uma seleção de perfumes que contêm ingredientes semelhantes completa os resultados da busca.

Para desenvolver essa função, a Puig colaborou com a Fragrances of the World, o maior guia independente de classificação de perfumes, criado por Michael Edwards, especialista e historiador do setor de perfumaria.

Utilização em lojas

Outra função interessante da plataforma WikiParfum é a de personal shopper de perfumes. A partir do mapeamento olfativo do banco de dados e das preferências pessoais dos utilizadores, o algoritmo do site apresenta recomendações personalizadas.

Desenvolvido para ser usado em lojas, o aplicativo móvel WikiParfum (disponível no Google Play e na App Store) é equipado com um leitor de código de barras, chamado EAN.Nose. Basta que o cliente escaneie a etiqueta do perfume numa loja para "visualizar" o cheiro e acessar suas principais características.

Completando a plataforma WikiParfum, a Puig disponibiliza o AirParfum, sistema inovador lançado e patenteado pela empresa em 2018, também com o objetivo de ajudar os clientes a testarem novas fragrâncias nas lojas. A proposta do AirParfum é oferecer a solução a um problema aparentemente insolúvel: a impossibilidade de testar vários perfumes sem que o olfato fique saturado. A tecnologia AirParfum transforma o ar purificado em ar perfumado, de forma que o cliente possa conhecer dezenas de perfumes sem se confundir nem sofrer de fatiga sensorial.

Hub regional em Miami

Paralelamente, o grupo espanhol especializado em moda e beleza anunciou, na semana passada, a inauguração de um escritório em Miami, na Flórida, prevista para janeiro de 2023. Com esse novo hub regional, a empresa familiar pretende "promover um sólido crescimento em todo o território das Américas". A Puig atua em 150 países, dos quais 29 contam com escritórios de representação do grupo.