Em 2004, Lena Peron inaugurou em Mandaguaçu, cidade no norte do Paraná, a feito brasil. A proposta era colocar no mercado uma marca de cosméticos autêntica, fabricando produtos artesanais, sustentáveis e que celebrassem a diversidade brasileira em seus destinos, manifestações culturais e matérias-primas tradicionais. Além de receber diversos prêmios de entidades do setor, a empresa realizou uma grande façanha: foi a primeira marca brasileira a ser distribuída na rede Sephora.

Comemorando agora 18 anos de mercado, a feito brasil inaugurou recentemente a sua primeira loja própria. “Durante muitos anos tivemos exclusividade com a Sephora, até que nos sentimos preparados para fazer essa abertura e apresentar a marca para mais pessoas, contando histórias de Brasil que, muitas vezes, os brasileiros não conhecem”, afirma Peron.

Segundo ela, essa era uma peça que faltava na estratégia de proporcionar uma experiência omnichannel aos clientes. “Nada melhor do que um ponto de venda exclusivo para termos contato direto com o consumidor, possibilitando um envolvimento maior com a marca”.

A flagship foi instalada em um shopping de alto padrão na cidade de São Paulo, reforçando seu posicionamento no mercado de “novo luxo”. “O espaço foi pensado justamente para colocar a feito brasil ao lado das maiores do mundo, dentro do segmento de cosméticos luxury, destacando seus diferenciais e sua forma genuína de fazer um a um, de fazer com sentido”, conta a empresária.

Peron se diz orgulhosa de inserir a brasilidade da marca em meio a muitas grifes internacionais. “Consumir coisas feitas massivamente, em larga escala, muito embora possam ser comunicadas como artigos de luxo, não são efetivamente. Não há nada mais luxuoso do que algo feito exclusivamente para você. E mais do que um belo produto, as novas gerações querem das marcas sustentabilidade, responsabilidade social e compromisso com o planeta e com as pessoas”.

A criadora da feito brasil revela que a marca cresceu muito nos últimos meses e entende isso como um reflexo da flagship. “A loja serviu como um veículo de awareness. As vendas se dinamizaram e pulverizaram a procura em outros canais. A alta dos números aconteceu não diretamente pela inauguração da loja, mas em função de tudo o que ela carrega”.

Por isso, é natural a empresa pensar em novos pontos de venda. “Pretendemos abrir lojas no Brasil e no mundo, nesse caso, permanentes. Nossa loja do Shops Jardins, a priori, é temporária, mas não vamos determinar um prazo de encerramento já que as coisas têm sido bem positivas e estamos nos preparando para a melhor data do ano que, é o Natal. Vamos sentindo conforme o interesse por parte dos nossos clientes”, afirma Peron.

Ela informa que a QUINTAL Dermocosméticos, outra marca do grupo CASA feito brasil, também pode ganhar loja própria em breve. “A QUINTAL merece e sinto que está chegando o momento para a marca ter seu espaço experiencial. Aqui, na feito, temos um saboroso descompasso com o mundo lá fora. Nós sabemos esperar o momento certo”.

Atualmente, além da operação nacional, a feito brasil está presente em mais seis países e a empresária planeja crescimento internacional. “A exportação já passa de 15% do nosso faturamento neste ano e a intenção é que atinja proporções de até 25%. Somos muito bem-sucedidos com as parcerias que estamos construindo globalmente e queremos ampliar ainda mais”, ela finaliza.