A Phisalia é uma empresa de quase 50 anos. Começou fabricando cosméticos para homens e mulheres, mas nos anos 1990, com o lançamento de Trá Lá Lá, passou a se dedicar ao público infantil. Indicada para crianças de três a 12 anos, a marca de higiene e cuidados pessoais acaba de passar por uma reformulação.

“Felizmente, estamos evoluindo como sociedade a cada dia e isso reflete em nossa linha de produção. A maioria das formulações de Tra Lá Lá já era vegana, mas fizemos alguns ajustes para torná-la 100% livre de ingredientes de origem animal”, afirma Luciana Amiralian, diretora de P&D da Phisalia.

Com a mudança, ingredientes como queratina, lanolina e extrato de própolis saíram e deram a lugar a outros de origem vegetal, como óleo de coco, quinoa e manteiga de karité. “Os produtos podem ser considerados naturais, pois os ingredientes são, na maioria, de origem natural ou vegetal”, diz a executiva.

Maior índice de aceitação para versão vegana

Segundo ela, o processo de reformulação também priorizou a qualidade dos produtos. “Realizamos pesquisas e testes de performance internos e externos que comprovam a eficácia em uso comparando a nova versão com a antiga. Os índices de aceitação, obtidos em uma pesquisa com 200 crianças e suas mães, foram acima de 70% para os novos xampus, com um baixo índice de rejeição. Ao público participante da pesquisa, quando informado que a nova fórmula era vegana, o índice de aceitação aumentou para 81%”.

As embalagens de Trá Lá Lá também sofreram alterações. “Todas as embalagens são de PET, um dos materiais plásticos mais reciclados e, que, portanto, faz parte do processo de economia circular”. Os produtos possuem a “régua de banho”, um medidor que mostra a quantidade certa a ser utilizada para evitar desperdício.

“A sustentabilidade sempre foi uma preocupação da Phisalia. Na rotulagem, mesmo antes da formulação vegana, já colocávamos alguns estímulos, como ‘economize energia!’ e ‘não desperdice água!’. Vemos cada vez mais a necessidade de levar o conceito de sustentabilidade às futuras gerações”, aponta Amiralian.

A reformulação dos produtos Trá Lá Lá se deu pouco mais de dois anos após o lançamento da marca Physalis, que marcou o retorno da Phisalia ao público adulto e já nasceu vegana, com uma proposta mais natural e sustentável. “Podemos dizer que o movimento de transformação de Trá Lá Lá em vegana veio após os estudos de Physalis. Com o desenvolvimento da marca e diversos estudos sobre vegetalização de fórmulas e veganismo, vimos uma oportunidade de aumentar ainda mais a suavidade dos produtos Trá Lá Lá. Além disso, como fabricantes de produtos infantis, temos certa responsabilidade em influenciar os consumidores a adquirir hábitos mais sustentáveis desde pequenos”, diz a diretora de P&D.

Futuro mais natural e sustentável

Com esses dois projetos postos em prática, Amiralian afirma: “a Phisalia vai em direção de um futuro mais natural e sustentável. A cada lançamento as formulações ficam mais naturais e vegetalizadas e com embalagens recicláveis, muitas vezes já recicladas, estimulando a cadeia de economia circular”.

Além de Trá Lá Lá, “carro-chefe” da empresa, e a mais jovem Physalis, a Phisaliatambém tem em seu portfólio a marca Lukinha, com produtos de cuidados diários para os bebês.