Com o nome de E-Pure Jungle Essence, a nova coleção de extratos florais da Mane é obtida graças a um método de extração mais ecológico que utiliza flores frescas.

Infusão e extração

Especialmente adaptado a flores frágeis demais para serem transportadas e desenvolvido para preservar todas as facetas aromáticas ao longo dos processos tradicionais de fabricação, o novo método resgata o princípio de maceração em gordura, base da antiga técnica de enfleurage que acabou caindo em desuso em razão do custo elevado e do baixo rendimento.

Para produzir os E-Pure Jungle Essence, as equipes da Mane colocam as flores frescas em infusão em um óleo vegetal neutro, onde permanecem até a saturação. Em seguida, os componentes olfativos do E-Oil são extraídos por fluido supercrítico, a fim de produzir uma essência que apresenta "um equilíbrio inédito entre as notas de cabeça e as notas de fundo".

Método ecológico

O equipamento necessário a essa versão revisitada da enfleurage é simples e relativamente fácil de implementar nas proximidades dos campos onde são cultivadas a flores, garantindo assim um máximo de frescor. A etapa inicial de infusão utiliza como solvente um simples óleo vegetal e consome pouquíssima energia. Na segunda parte, a extração por fluido supercrítico utiliza gás carbônico captado no ar. Depois de submetido a uma temperatura moderada, o CO2 volta à forma gasosa no final do processo.

Recurso precioso dentro das tendências atuais, os E-Pure Jungle Essence obtidos por meio dessa técnica são considerados substâncias naturais segundo a definição da norma ISO 9235. Contrariamente aos absolutos obtidos com o uso de solventes petroquímicos, as essências produzidas pela Mane podem entrar na composição de fórmulas orgânicas com o selo COSMOS, abrindo novas perspectivas para a criação de perfumes orgânicos.

"O E-Pure Jungle Essence restitui a fragrância da flor fresca, do jeito que ela se manifesta na natureza, respondendo à atual busca do consumidor por elementos naturais", ressaltou a Mane em um comunicado.

Três novos extratos florais

Segundo o fabricante de perfumes e aromas, os extratos E-Pure Jungle Essence reproduzem sensações olfativas extraordinárias, revelando as notas naturais e originais das flores, sem as nuances verdes e gordurosas que geralmente são capturadas com técnicas que usam solventes petroquímicos. Com a extração em baixa temperatura, as facetas mais delicadas são preservadas. Os extratos E-Pure Jungle Essence contêm também moléculas mais voláteis que conservam o frescor da flor e a emoção que ela transmite.

Para o lançamento, a linha E-Pure Jungle Essence apresenta três extratos florais: Red Champaca, Jasmin Grandiflorum e Jasmin Sambac.

"Além de serem ingredientes naturais obtidos sem solventes petroquímicos e com um custo ambiental muito baixo, os extratos E-Pure Jungle Essence são extremamente fiéis à flor. Em comparação com os absolutos, eles oferecem notas menos gordurosas e menos vegetais. A qualidade do extrato é excepcional: é como colher a flor na natureza", comemora Serge Majoullier, perfumista sênior da Mane que participou ativamente do desenvolvimento dessa nova tecnologia".