As máscaras de proteção devem continuar a fazer parte da rotina da maioria da população por um bom tempo. Com grande parte do rosto coberto, a maquiagem não apenas se torna dispensável, mas pode também representar um risco à saúde.

O uso de maquiagem por baixo da máscara é contraindicado”, alerta a dermatologista Veridiana Abud. “Em contato com o tecido ou material de produção do equipamento de proteção, a maquiagem gera umidade e sujeira, o que leva à diminuição do tempo de proteção da máscara ou até a sua ineficácia”, complementa.

Parceira do Instituto Embelleze, Gisele Tavares mostra os foxy eyes

Ela também ressalta que uma pele maquiada por baixo de máscara tende a ficar mais oleosa, o que pode desencadear ou piorar quadros de acne, dermatite seborreica e outras patologias. “Minha dica é caprichar na maquiagem dos olhos, já que essa região não entra em contato com a máscara e é a parte exposta rosto”, diz a médica.

Para Jéssica Gregório, maquiadora oficial da KVD Vegan Beauty, os olhos já estavam em alta na maquiagem e devem ganhar ainda mais destaque nesse período de pandemia. “Podemos esperar um ‘boom’ nesta categoria”, afirma. Ela aponta como tendências os delineadores gráficos e a técnica “outer wing” (asa externa), em que o delineado só aparece no canto externo do olho, se conectando à linha d’água. “Vai fazer sucesso”, ela opina.

Outra técnica que a maquiadora indica é a clássica “cat eyes” (olhos de gato), que foi tema de uma campanha internacional da KVD, recentemente veiculada nos 36 países em que a marca vegana de maquiagem está presente, distribuída com exclusividade pela rede Sephora. “A ideia foi reforçar que o delineado gatinho fica perfeito em todos os tipos de olhos e promover dois dos nossos best-sellers, o delineador Tattoo Liner e a máscara de cílios Go Big or Go Home”, diz Gregório.

Instrutor do curso de maquiagem do Instituto Embelleze, Diogo Rogério aposta em uma nova tendência: “foxy eyes” (olhos de raposa). “Agora, mais do que nunca, os olhos estão em evidência e essa técnica veio em uma boa hora. Ela traz novas possibilidades de valorização do olhar neste período em que os lábios estão escondidos sob as máscaras de proteção”, afirma.

A técnica consiste em delinear os cantos internos e externos dos olhos, criando um visual alongado. “A make resulta em um delineado poderoso, com aspecto sexy e atualizado, oferecendo ainda um efeito de lifting no rosto como um todo”, explica o instrutor. Ele sugere combinações do preto com os tons de nude ou terrosos, mas diz que é possível brincar com cores e sair do comum. “Independentemente da tendência, esse é o momento de destacar os olhos, usar e abusar das diversas técnicas de maquiagem e complementar o olhar com as sobrancelhas bem desenhadas”, acrescenta Rogério.

A dermatologista Abud lembra da importância de retirar a maquiagem dos olhos com produtos específicos para a região, como demaquilantes, e também faz um alerta. “Profissionais da saúde e outros que fazem uso frequente de material de proteção para os olhos, como óculos e viseiras, é necessário reconsiderar o uso de maquiagem nos olhos. Pois, esses produtos associados ao suor e oclusão pelo equipamento de proteção podem gerar irritação ocular”, ressalta.

Sobre o futuro da categoria de maquiagens no mundo pós-Covid-19, Gregório mostra confiança. “Acho que vamos nos adaptar. A marca não pretende mudar o seu calendário de lançamentos por conta da pandemia”, finaliza a maquiadora da KVD Vegan Beauty.