Premium Beauty News - A Caudalie sempre se posicionou como marca de produtos naturais. Mas, em 2006, a empresa deu um salto espetacular, adotando um código de formulação que resultou na exclusão de diversos ingredientes polêmicos. Qual o objetivo dessa iniciativa?

Angélique Mahot - Todos os nossos produtos são desenvolvidos na França, mais exatamente em nosso Laboratório de Formulação Natural, que faz parte da Cosmetic Valley. Dia após dia, nossa equipe busca se superar, a fim de criar uma nova geração de produtos perfeitamente naturais. Na formulação desses produtos, a Caudalie segue um conjunto de princípios sustentáveis extremamente rigorosos, conhecidos como "Cosm’éthique". Esses princípios são atualizados a cada ano, de forma a reforçar sua coerência e seu engajamento.

Em 2006, seis substâncias foram retiradas de nossas fórmulas por terem sido consideradas como disruptores endócrinos, substâncias irritantes, derivadas da indústria petroquímica ou de origem animal. Todas foram substituídas por ingredientes naturais. Desta vez, eliminamos nada menos que 60 substâncias, entre as quais ftalatos, óleos minerais, parabenos, fenoxietanol, lauril éter sulfato de sódio, silicones, PEGs e microplásticos.

A grande maioria de nossos produtos são veganos e não contêm ingredientes de origem animal, com exceção do mel e da cera de abelha. Em 2020, assumimos também o compromisso de que todas as fórmulas contenham no mínimo 95% de ingredientes de origem natural (com exceção dos produtos solares e das fragrâncias), reforçando a transparência de nosso engajamento junto aos consumidores.

Premium Beauty News - Como a marca se posiciona atualmente em relação ao mercado de clean beauty e às mudanças consideráveis pelas quais ele passou ultimamente?

Angélique Mahot - A crise sanitária confirmou um princípio em que acreditamos desde que a empresa foi criada: o futuro pertence às marcas que se empenham para produzir de forma sustentável.

No mundo de hoje, ter uma postura clean é indispensável, e a Caudalie já se posicionava como uma marca limpa bem antes que esse conceito virasse tendência. Só que, agora, é necessário ir além. A maioria dos nossos produtos tem como base ingredientes inovadores e patenteados, desenvolvidos em parceria com os melhores laboratórios de pesquisa sobre a questão do envelhecimento, como a faculdade de Medicina de Harvard e o Dr. David Sinclair, com quem há dez anos mantemos uma estreita colaboração.

Premium Beauty News - As embalagens também passaram por mudanças, não?

Angélique Mahot - Sim, outro compromisso que assumimos em 2020 foi o de modificar nossas embalagens para que todas fossem recarregáveis, recicladas e/ou recicláveis. Entre 2019 e 2020, reduzimos em 44,33 toneladas os resíduos plásticos que produzimos anualmente, o equivalente a 1.385.312 garrafas de água de 1,5 L.

Mas nossos compromissos em matéria de sustentabilidade não param por aí. Somos parceiros do movimento "1% for the Planet", o que significa que, há dez anos, destinamos 1% do nosso faturamento a associações que desenvolvem projetos em favor do reflorestamento. No final do ano, a marca terá promovido o plantio de dez milhões de árvores.

Entre as empresas francesas do setor de cosméticos, somos a que mais contribui para o "1% for the Planet", e nosso desejo é inspirar outras companhias a apoiarem esse movimento.

Paralelamente, em 2020 criamos o programa "100% Plastic Collect", em parceria com Tristan Lecomte. Graças a essa iniciativa, coletamos, na Tailândia, o equivalente a nossa produção anual de plásticos. Em seguida, esses resíduos são reciclados no próprio país e reaproveitados pela população local.