Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Inovação e novidades

NeOse Pro, nariz digital portátil e rápido

Vencedor do Prêmio da Inovação por ocasião do último salão Cosmetic 360, o NeOse Pro, desenvolvido pela startup francesa Aryballe Technologies, sediada em Grenoble, é um pequeno aparelho que oferece uma solução digital para a análise de fragrâncias. A nova tecnologia capta, mede e identifica odores, comparando-os com referências armazenadas em um banco de dados.

o NeOse Pro estará disponível a partir de janeiro de 2018, sendo (...)

o NeOse Pro estará disponível a partir de janeiro de 2018, sendo comercializado pelo preço de 10 mil euros.

Partindo da observação de que as marcas, cada vez mais, buscam obter medidas numéricas ao analisar odores – já que, para elas, esse tipo de resultado é mais barato e confiável do que avaliações feitas por seres humanos –, a Aryballe mobilizou um conjunto de tecnologias (óptica, microfluídica, bioquímica, eletrônica e informática) para desenvolver o primeiro "nariz" digital. O reconhecimento dos odores é realizado com base em aproximadamente 40 biossensores inspirados no olfato humano, conectados a um banco de dados que reúne centenas de odores programados como referências. A empresa continua trabalhando na classificação desses elementos, a fim de oferecer uma tecnologia que consiga detectar até mesmo odores desconhecidos.

"Tanto os usuários como os fabricantes de perfumes podem constituir seu próprio banco de dados", explica Tristan Rousselle, cofundador e dirigente da Aryballe Technologies.

As aplicações dessa tecnologia para o setor de cosméticos e perfumes são muitas. Durante o processo de fabricação de produtos, o nariz eletrônico pode ser usado para verificar a qualidade das matérias-primas em relação a padrões de referência, monitorar a estabilidade de um odor em cada etapa da produção e validar a qualidade de produtos finalizados. Na fase de pós-produção, pode facilitar o controle da deriva temporal da fragrância de uma fórmula, dar respaldo a um painel de avaliadores durante análises sensoriais, etc.

O aparelho fornece uma resposta concreta extremamente próxima da experiência olfativa humana, sem os inconvenientes dos testes realizados por meio de painéis, que podem ser alterados por um nariz humano saturado ou debilitado.

Além do setor de Cosméticos e Perfumes, o NeOse Pro tem aplicações em diversas outras áreas, como análise de aromas no setor agroalimentar e controle da poluição ambiental (resíduos, banheiros públicos, etc.).

Portátil e rápido – 15 segundos bastam para obter uma medida –, o NeOse Pro terá como público-alvo as indústrias e estará disponível a partir de janeiro de 2018, sendo comercializado pelo preço de 10 mil euros.

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
American Insights: As novas milionárias da beleza

Laurence Bacilieri
American Insights: As novas milionárias da beleza

Dizer que o mercado americano de beleza e cuidados pessoais está superaquecido - ou melhor, saturado - não é novidade nenhuma. Porém, um seleto grupo de pessoas tem conseguido remar contra a maré. Veja a seguir como algumas das mulheres mais ricas dos Estados Unidos conquistaram um sucesso fulgurante no setor de cosméticos. Serena (...)

+ informações

Seções