Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Naturex lança Sapnov, surfactante natural com efeito calmante

Com o Sapnov, agente espumante natural à base de quilaia chilena, a Naturex pretende abrir novas perspectivas para a indústria de beleza e cosméticos. A empresa apresentou o ingrediente no salão in-cosmetics de Barcelona, em abril passado.

Alguns meses depois de ter totalmente reconstruído sua fábrica no Chile (onde antes funcionava a unidade de produção da Chile Botanics, adquirida em janeiro de 2014), ampliando consideravelmente a capacidade de produção, a Naturex lança o Sapnov, tensoativo 100% natural à base de extrato aquoso de quilaia (Quillaja saponaria), planta perene nativa do Chile.

"O Sapnov atende perfeitamente à demanda por ingredientes sem sulfatos, suaves e biodegradáveis para produtos acabados", explica Stéphanie Puel, diretora do departamento Personal Care.

Mais que um agente espumante natural

Tensoativo não iônico e solúvel em água, o Sapnov oferece, segundo a Naturex, um nível de desempenho comparável ao de tensoativos sintéticos, como o laurisulfato de sódio (LSS). O Sapnov é miscível em solventes clássicos, compatível com uma ampla gama de pH e estável mesmo em altas concentrações de sais.

Além de ser um agente espumante 100% natural, o Sapnov oferece outras vantagens que os tensoativos tradicionais não proporcionam. Vários estudos comprovam as propriedades calmantes e dermopurificantes do extrato de quilaia. Testado ex vivo em epitélio oral, o Sapnov inibe a expressão da interleuquina 8, reconhecido marcador de inflamação.

Para explorar as inúmeras possibilidades oferecidas pelo Sapnov, a empresa desenvolveu diversas aplicações, apresentadas na edição 2015 do Salão in-cosmetics: produtos para limpeza de peles sensíveis e com tendência à acne, gel ducha sem sulfato, shampoo com efeito calmante para couros cabeludos irritados, lenços umedecidos infantis e dentifrício natural.

Ingrediente sustentável

Com a aquisição da Chile Botanics, a Naturex trabalhou com a equipe local para melhorar a capacidade de extração e purificação da quilaia. A fábrica da empresa fica situada nas proximidades dos locais de colheita da planta, no sul do Chile. Graças a essas condições ideais, o Grupo oferece extratos de alta qualidade com certificação COSMOS, produzidos por métodos sustentáveis a partir de fontes abundantes. A quilaia utilizada pelo Grupo provém de uma floresta de 800 mil hectares que segue um plano de manejo sustentável. Os recursos são rigorosamente controlados pela CONAF (Corporación Nacional Forestal), órgão nacional do Chile responsável pela gestão de florestas.

Trata-se de um elemento importante para o futuro, visto que, segundo a Euromonitor International, o mercado de tensoativos não iônicos deverá registrar, entre 2013 e 2018, um dos maiores índices de crescimento no segmento de shampoos.


V.G.
Tradução: Maria Marques

Portfólio

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
American Insights: As novas milionárias da beleza

Laurence Bacilieri
American Insights: As novas milionárias da beleza

Dizer que o mercado americano de beleza e cuidados pessoais está superaquecido - ou melhor, saturado - não é novidade nenhuma. Porém, um seleto grupo de pessoas tem conseguido remar contra a maré. Veja a seguir como algumas das mulheres mais ricas dos Estados Unidos conquistaram um sucesso fulgurante no setor de cosméticos. Serena (...)

+ informações

Seções