E se a gente se juntasse pelo planeta como a gente se junta pela música? Foi a partir dessa provocação que a Natura decidiu se conectar ao Rock in Rio, para mobilizar mais pessoas em torno de temas fundamentais para futuro do meio ambiente. A união entre a maior multinacional brasileira do segmento de cosméticos e o maior festival de música e entretenimento do mundo teve início na última edição do evento no Rio de Janeiro, em 2019.

Mais do que uma proposta de patrocínio, o Rock in Rio se aproximou da Natura fazendo um convite para uma parceria. A ideia era unir o propósito dessas duas marcas que falam por um mundo melhor”, afirma Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura. Em 2019, a fabricante de cosméticos abordou a relação entre o presente e o futuro. Em 2022, ela volta à “Cidade do Rock” para mostrar a pluralidade da Amazônia.

Cada vez mais essa questão se torna urgente. O mundo todo está falando da importância da Amazônia”, diz Denise Coutinho, diretora de marketing Brasil da Natura. A empresa atua na região amazônica há mais de 20 anos. “Desde então, desenvolvemos um modelo de negócio que gera desenvolvimento socioeconômico e valorização cultural do território. Nossos produtos da linha Ekos envolvem mais de 8 mil famílias no processo produtivo e contribuem para a conservação de mais de 2 milhões de hectares de floresta”.

Para levar essa pauta a um festival de música, a proposta foi “transbordar a Amazônia”, explica Coutinho. “O primeiro pensamento que vem quando falamos em Amazônia é a floresta e as notícias de desmatamento. Mas a Amazônia tem muitas outras camadas. É uma região muito rica, original e potente em arte, cultura e pessoas”. Para mostrar todas essas facetas, a Natura irá propor diferentes tipos de experiências sensoriais em três espaços dentro da “Cidade do Rock”.

Experiência sinestésica

A Nave é instalação audiovisual que convida a uma imersão no universo multicultural de uma Amazônia contemporânea, diversa, multicolorida e ainda pouco conhecida do grande público, unindo projeções, texturas, efeitos sonoros, música e performance. O Portal Natura é uma instalação artística que promove uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em diversas dimensões, com projeções de imagens de três metros de altura cheiros, sons e toques. Já na loja pop up, as pessoas poderão experimentar - e comprar - produtos da Natura e conhecer mais sobre a marca Ekos e a atuação na Amazônia.

Uma fragrância inspirada na região foi criada por Veronica Kato, perfumista da Natura, em parceria com Yves Cassar, da IFF, especialmente para os três ambientes da Natura no evento. A marca também apresenta uma coleção exclusiva de batons da linha Faces, cocriada com o Rock in Rio. São seis novas cores cremosas, que chegam ao mercado em edição limitada.

Além de brindes para os que participarem das experiências, durante os sete dias do evento (02 a 04 e 08 a 11 de setembro), a Natura irá disponibilizar maquiagem e protetor solar em todo o espaço e também coletará assinaturas para o projeto de lei “Amazônia de Pé”, que prevê transformar 57 milhões de hectares de floresta em unidades de conservação, para contribuir para a sobrevivência do bioma e a segurança de povos originários, ribeirinhos, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e fomentar a reforma agrária.

Ao participar do Rock in Rio, nós conseguimos nos aproximar de um público jovem, uma audiência que não necessariamente está conectada com a marca no dia a dia, e passar uma mensagem nova. Temos a oportunidade de materializar tudo o que fazemos e acreditamos em uma experiência original e criativa que não é só cosmético”, afirma Fonseca.

A diretora de marketing acrescenta. “A aproximação com o público jovem é uma estratégia da companhia. A Natura já é muito forte entre essa faixa etária, mas esse tipo de ativação promove uma conexão emocional com a marca, gerando mais engajamento”. Além do Rock in Rio, a Natura estará presente no Coala Festival 2022, também em setembro, em São Paulo. Desde 2005, a empresa também mantém a Natural Musical, uma plataforma de incentivo à música brasileira, que patrocina projetos, apoia e abre espaço para artistas na Casa Natura Musical, casa de shows inaugurada em 2017 em São Paulo.