Em 2021, a Natura fechou seu primeiro contrato internacional de fornecimento de insumos da sociobiodiversidade. O negócio foi firmado com a Fundación Chankuap, da cidade de Macas, no Equador, para a provisão de óleo essencial de ishpink. Um ano depois, um acordo assinado com o Instituto Amazónico de Investigaciones Científicas SINCHI, a Agrosolidaria Florencia e a Associação Cupuaçú de Belén de los Andaquíes (ACBA) estabeleceu uma cadeia de valor na Amazônia colombiana, prevendo o abastecimento de manteiga de cupuaçu à companhia brasileira.

“A parceria da empresa com essas duas comunidades consolida nossa abordagem para a preservação da Pan-Amazônia, aproveitando a experiência de mais de duas décadas da Natura na região”, afirma Mauro Costa, gerente de relacionamento e abastecimento da sociobiodiversidade. “Junto à nossa rede de parceiros, já contribuímos para a conservação de 2 milhões de hectares de floresta e impulsionamos a geração de renda para as comunidades locais”.

A primeira remessa de manteiga de cupuaçu já foi entregue à Natura. “Chegamos a esse país com a visão de fortalecer a bioeconomia por meio de uma espécie já cultivada na Amazônia colombiana. O objetivo é apoiar as comunidades de pequenos agricultores, promovendo o comércio justo e o desenvolvimento de práticas sustentáveis por meio de capacitações técnicas que permitam o manejo adequado, evitem o desmatamento e garantam a manutenção dos sistemas agroflorestais e da floresta em pé, respeitando o modo de vida das pessoas”, diz Costa.

Cinco toneladas do ativo são estimadas a longo prazo

Segundo ele, 68 famílias participaram diretamente da cadeia de valor no ano passado. “O objetivo para 2023 é que esse número aumente e a longo prazo estimamos a compra de cinco toneladas do ativo, desta forma contribuindo diretamente para a conservação florestal em território colombiano.”

Extraída a partir das sementes – ou amêndoas – da fruta, a manteiga de cupuaçu tem propriedades altamente hidratantes para a pele e é um dos principais ingredientes do hidratante da linha Mamãe e Bebê e do sérum labial de Luna, por exemplo. O processo de produção do ingrediente na Colômbia é semelhante ao do Brasil, de acordo com o gerente.

“O cupuaçu é cultivado em sistemas agroflorestais e a transformação de amêndoas de cupuaçu em manteiga é realizada na planta de beneficiamento da Associação Agrosolidaria Florencia, seguindo os critérios de boas práticas de produção desenvolvidos pela Natura e em conformidade com o protocolo da certificação UEBT (Union for Ethical BioTrade), organização responsável pelo processo de verificação de todas as nossas comunidades fornecedoras da Amazônia desde 2016, garantindo a rastreabilidade da cadeia”.

Contrato de fornecimento de três anos é prorrogável

O contrato com as entidades da Colômbia para a provisão da matéria-prima é de, pelo menos, três anos, podendo ser prorrogado. Além da compra de insumos, o compromisso visa a transferência de conhecimento e orientação permanente durante o processo de exportação de insumos para o Brasil, gerando novas oportunidades.

No Brasil, os atuais fornecedores de manteiga de cupuaçu para a Natura são o Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (RECA), localizado em Rondônia, e a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA), no Pará. “Nosso relacionamento com as comunidades é de longo prazo e nosso olhar é de expansão, ou seja, o início da atuação na Amazônia colombiana não gera nenhum impacto em nosso relacionamento com as outras comunidades fornecedoras”, declara Costa.