Criada há 70 anos na França, a Mustela é especialista em cuidados infantis, sendo líder do segmento dermo-bebê na Europa. Mas, nos últimos anos, a marca vem ampliando seu público-alvo, passando a introduzir em seu portfólio produtos que podem ser utilizados não apenas pelas crianças, mas por todos os membros da família.

Percebemos que muitos pais que compravam alguns produtos para seus filhos, utilizavam também neles próprios”, observa Marilla Mesquita, gerente de marketing e responsabilidade socioambiental corporativa da Mustela no Brasil. Ela conta que o primeiro passo após essa constatação foi expandir os estudos de eficácia de algumas linhas já existentes, como a de proteção solar, para que ela pudesse se tornar um item de uso familiar. O passo seguinte foi então começar a planejar produtos já com essa característica.

Em 2021, a Mustela apresentou no Brasil a linha BIO, com produtos orgânicos e veganos, como gel de banho e hidratante corporal, todos elaborados com azeite de oliva e livres de fragrâncias, que foram desenvolvidos pensando nos benefícios e demandas da pele em todas as idades. Recentemente, a marca lançou no país seu Bálsamo Multifuncional, também orgânico e vegano, que é produzido com total aproveitamento do abacate – polpa, casca e caroço – para a restauração e hidratação da pele, com segurança para uso do nascimento até a vida adulta.

Mais do que abrir um leque para novos consumidores, esse novo posicionamento apresenta um caráter sustentável, com proposta de consumo responsável, uma vez que elimina a necessidade de compra de diversos artigos de cuidados pessoais, um para cada membro da família. “Além de uma maior procura dos consumidores por produtos cada vez mais naturais, orgânicos e veganos, também temos observado uma tendência de uma busca por simplicidade, através de produtos multifuncionais que atendam a diferentes membros familiares”, afirma Mesquita.

Ela revela que, no próximo ano, a oferta desses produtos de uso compartilhado será ainda maior. “Lançaremos um xampu em barra para corpo e cabelo, que fará parte da linha BIO. Com uma fórmula vegana, orgânica, biodegradável e enriquecida com óleo de abacate e azeite de oliva, o produto poderá ser usado por toda a família”.

Em 2023, a marca completará dez anos no mercado brasileiro e a data trará mais novidades, que vão além do portfólio. “Estamos trabalhando para que possamos produzir localmente alguns de nossos produtos a partir do próximo ano”, informa a gerente de marketing e responsabilidade socioambiental.

Para 2024, a empresa francesa tem planos de começar a desenvolver no Brasil novos produtos, que atendam a necessidades específicas dos consumidores nacionais. “Essa estratégia está totalmente alinhada com os nossos compromissos de alcançar a neutralidade de carbono até 2030, assim como impactar positivamente as comunidades e cocriar 100% dos nossos novos produtos com as famílias, assegurando que as gerações futuras cresçam saudáveis em um planeta saudável”, afirma.

Presente em cerca de 10 mil pontos de venda no Brasil, com foco no canal farma e e-commerce, a Mustela tem dobrado de tamanho no país a cada três anos, de acordo com Mesquita. “Já somos a sexta subsidiária no mundo e ainda temos um grande potencial de crescimento. Por isso, o Brasil é um dos mercados prioritários em investimentos para a marca”, ela finaliza.