A era de rostos cobertos por bases, contouring, primer e outros cosméticos virou coisa do passado: 2021 é o ano do minimalismo. De certa forma, um bis do que aconteceu em 2020.

Tendência "skip-care"

Homens e mulheres estão adotando a tendência "skip-care", lançada na Coreia do Sul, que consiste em reduzir a rotina de beleza ao uso de um pequeno número de produtos. O objetivo dessa filosofia é definir rituais diferentes e melhores, com uma quantidade menor de recursos, deixando a pele respirar e resgatando um conceito de beleza mais natural.

Essa é justamente uma das principais tendências de 2021 identificadas pelo relatório anual Pinterest Predicts. A publicação revela que as buscas realizadas na internet estão mais focadas em processos e técnicas capazes de evidenciar a beleza do usuário, sem a necessidade de seguir uma rotina pesada.

Em um ano, o número de buscas por "pele naturalmente radiante" foi multiplicado por quatro, da mesma forma que as buscas por "exercícios de ioga para o rosto". Os usuários também mostraram marcado interesse por "cuidados caseiros para a pele" (+110%) e "máscaras para o rosto à base de Aloe vera" (+115%).

Paparicar-se e cuidar do bem-estar

A pandemia mundial — e mais ainda o necessário isolamento social — fez com que muitas pessoas passassem a priorizar a simplicidade e se dedicassem mais ao bem-estar pessoal. Segundo a Pinterest, essa tendência continuará em 2021. Os rituais de banho, particularmente apreciados, terão formas diversas e variadas, incluindo banhos de purificação espiritual (+180%), ritual de banho de lua cheia (+90%), ou ainda receitas de chá para banho (+60%).

Uma pitada de audácia

Mas o resgate de hábitos mais simples e naturais não impede que muitos consumidores busquem dar um toque de audácia ao dia a dia. No universo da beleza, esse impulso provavelmente se manifestará no uso de cores vivas e de desenhos em certas partes do corpo, como unhas e olhos.

O número de buscas na internet por unhas diferentonas aumentou 21 vezes em um ano, enquanto as buscas por unhas decoradas com emojis e por "maquiagem borboleta para os olhos" cresceram 9 e 6 vezes, respectivamente. Isso sem falar nas sobrancelhas, que também estão ganhando estilos mais audaciosos, como design gótico (+120%) ou descoloração (+160%).

O relatório Pinterest Predicts 2021 foi elaborado com base em dados internos da Pinterest sobre buscas mundiais na internet: o estudo comparou o número de buscas realizadas entre outubro de 2018 e setembro de 2019 com o número de buscas realizadas entre outubro de 2019 e setembro de 2020.