A Sisley Paris foi criada em 1976, sendo uma das pioneiras no segmento da “cosmética verde”. Com produtos desenvolvidos a partir de ingredientes vegetais e óleos essenciais, a marca familiar ganhou o mundo — está presente em mais de 100 países atualmente —, se posicionando no mercado de luxo. No Brasil, seus fitocosméticos passaram a ser trazidos diretamente em 2013, mas somente há alguns anos a empresa decidiu investir em pontos próprios no país, todos instalados em shoppings de alto padrão.

“Começamos a operação de varejo próprio em setembro de 2020, com a abertura da primeira mini boutique, em formato de quiosque, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Ao longo dos anos de 2021 e 2022, continuamos com a expansão do canal, inaugurando nos shoppings CJ Shops (São Paulo), Batel (Curitiba) e Iguatemi (Porto Alegre)”, afirma Fernanda Calvet, diretora geral da marca no Brasil.

A última mini boutique foi inaugurada no final de 2022, no Shopping Iguatemi São Paulo. “Neste modelo de loja, oferecemos para os nossos clientes protocolos rápidos de make, haircare e skincare, que duram no máximo 15–20 minutos, conseguindo oferecer e demonstrar todo o portfólio de produtos da marca, além de ter uma relação direta com os consumidores”, diz a executiva.

Primeira loja física da marca chega em 2023

Atualmente a Sisley Paris está presente em 78 pontos de vendas no Brasil, incluindo o varejo próprio, lojas de terceiros, canais on-line de terceiros e o site próprio, e os planos são de expansão no país. “Em 2023, a marca inaugura a sua primeira loja física, incluindo atendimento em cabine para protocolos mais completos de skincare e haircare”, revela Calvet.

Sem revelar a estratégia traçada para o futuro dos negócios no país, a diretora geral afirma: “o mercado brasileiro é fundamental para a marca e temos investindo cada vez mais, ano após ano, na expansão da distribuição, lançamentos, ativações off e on-line e na própria estrutura da filial Brasil”.

Ela lembra que o Brasil é um país muito relevante no mercado de cosméticos, sendo fonte de inspiração e tendências e com forte liderança em diversas categorias, como fragrâncias e cabelo. Além disso, o crescimento do consumo local no segmento de luxo faz o país estar no radar das empresas multinacionais.

Mercado de luxo no Brasil

“O mercado de luxo em cosméticos no Brasil tem mostrado força, solidez e vem crescendo mesmo em meio a crises. A busca pela personalização e exclusividade na jornada de consumo, passando por uma experiência única no serviço, está cada vez mais em alta. Consumir o luxo traz uma sensação de pertencimento e quanto mais exclusivo e limitado, maior a busca”, opina a executiva.

Calvet tem razão. De acordo com a Associação Brasileira das Perfumarias Seletivas (ABPS), o mercado de cosméticos importados e de luxo no Brasil registrou em 2022 crescimento de 30% nas vendas, em valor, em relação ao ano anterior. Mas a tendência de alta vem já de alguns anos, ganhando ainda mais impulso com a pandemia de Covid-19.

Com o fechamento das fronteiras e viagens internacionais mais raras, parte dos consumidores que adquiriam cosméticos fora do Brasil e em lojas Duty Frees passaram a fazer suas compras dentro do país. O dólar em alta também contribuiu com essa mudança de comportamento, já que os preços dos produtos de luxo comprados no exterior já não são tão diferentes no Brasil.