Mais nova tendência de beleza lançada no TikTok, o "mascara cocktailing’ gerou, em apenas poucas semanas, mais de dois milhões de visualizações e foi tema de um número crescente de vídeos que não poupam elogios a essa técnica astuciosa para obter cílios longos, encorpados e volumosos.

Rímel: um é pouco, dois é bom

Essa tendência parte de um princípio de base: não existe rímel perfeito. Segundo a maioria dos tiktokers, é impossível encontrar um rímel que confira, ao mesmo tempo, comprimento e volume aos cílios. Nada mais lógico, portanto, do que desenvolver uma técnica para suprir a essa lacuna do mercado. E assim nasceu o "mascara cocktailing", que produz, em um piscar de olhos, o mesmo efeito que o uso de cílios postiços.

A vantagem desse método é que ele é prático e barato. Além de ser muito fácil de executar na frente do espelho, essa técnica não requer grandes investimentos. A receita não tem segredo: basta adquirir um rímel com fórmula que dê volume, um rímel formulado para dar mais comprimento e, se for o caso, um terceiro rímel para usar como primer.

Coquetel de produtos

Diante do espelho do banheiro, o ritual começa com a aplicação de um primer, de um produto de cuidado para os cílios, ou até mesmo de um rímel transparente que alongue os cílios naturalmente; em seguida, usa-se um outro produto, optando, por exemplo, por um rímel que dê mais consistência, deixando-os com mais volume. Mas o ritual não para por aí. O "mascara cocktailing" consiste justamente em adicionar uma terceira camada: desta vez, um rímel formulado para conferir comprimento XXL aos cílios, deixando a usuária com um olhar digno dos tapetes vermelhos mais sofisticados.

Como muitas outras tendências que fizeram sucesso recentemente no TikTok – "coquette beauty" ou "shower makeup", por exemplo – o "mascara cocktailing" parece ir na contramão da busca por um visual mais natural, que vem conquistando mais e mais adeptos desde a pandemia de Covid-19.