Já se foi o tempo em que a única função das velas era a iluminação. Usadas para decorar e perfumar os ambientes, elas também vêm ganhando espaço dentro da indústria de cosméticos, guiada pela crescente tendência de busca do consumidor pelo bem-estar. No lugar da parafina, entram óleos e manteigas naturais, que, em estado líquido, podem ser aplicados no corpo para massagens, propondo um momento de relaxamento e ritual de autocuidado.

A Avatim é uma das marcas nacionais que contam com velas em seu portfólio. Com quatro fragrâncias - lemongrass, zimbro, murumuru e ylang ylang -, a linha Ritos aromatiza de forma suave e elegante e se transforma em óleo de massagem que hidrata e perfuma a pele.

A rede de franquias Provanza já tinha duas velas para massagem corporal em seu catálogo regular, ambas formuladas com vitamina E e óleos de algodão e girassol. A de Pitanga preta tem ação descongestionante e vasoprotetora, já a de Alecrim com sálvia promete relaxamento e estimulo à atividade mental. A mais nova opção da categoria é a sofisticada US 67, que traz a fragrância da colônia de mesmo nome da marca e confere maciez para a pele.

Os óleos essenciais e a aromaterapia são o diferencial das velas de massagem da Arte dos Aromas. A Energizante traz óleos de grapefruit, laranja e lavanda, com benefícios como redução do stress e di cansaço físico, melhorando a circulação sanguínea. A vela Relaxante tem óleos essenciais de lavanda, ylang ylang e petitgrain e promete conforto físico e alívio de tensões musculares e fadiga. Ambas contêm óleos vegetais orgânicos, que hidratam e nutrem a pele.

A startup de beleza Care Natural Beauty também investiu na categoria, com o lançamento da Moist candle. A combinação das manteigas orgânicas de murumuru, karité, tucumã e pêssego cria uma proteção natural para a pele, selando a hidratação. Já o blend de óleos antioxidantes amazônicos, com kakadu, açaí, moringa e cacau, garante firmeza e uma dose extra de nutrição, segundo a marca. O aroma de lavanda e alecrim dão sensação de calma e bem-estar.