Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Marca pioneira em miniesmaltes no Brasil, 5cinco completa 50 anos com lançamentos

Empresa familiar de médio porte aposta em esmaltes de 5ml e cores que combinam com sua linha de maquiagem facial.

Luciana Ceccon Bianco, diretora de marketing e desenvolvimento

Luciana Ceccon Bianco, diretora de marketing e desenvolvimento

O mercado de esmaltes no Brasil é o segundo maior do mundo. Atrás apenas dos EUA, movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano, de acordo com levantamento da Euromonitor. Apesar de ser liderado por grandes players como Risqué e Colorama – controlados por Coty e L’Óreal, respectivamente –, estima-se que mais de 50 marcas de produtos para as unhas atuem no país atualmente, entre elas, a cinquentenária 5cinco.

A empresa foi fundada em 1969, no estado do Paraná, pela família de engenheiros químicos Ceccon. O ramo inicial era de produtos para o segmento farmacoquímico. “Com o decorrer de nossas atividades e o crescimento do setor de cosméticos no país, a 5cinco optou por explorar este mercado”, afirma Luciana Ceccon Bianco, diretora de marketing e desenvolvimento.

Terceira geração da família na administração da companhia de médio porte, ela conta que dez anos depois da abertura, a 5cinco já precisou ampliar sua planta fabril, se transferindo da capital Curitiba para a cidade vizinha Colombo, onde está localizada até hoje.

O foco se voltou para o cuidado com as unhas. “Nossos produtos principais são os esmaltes, removedores e amolecedores de cutícula. Eles representam 70% do faturamento atual”, diz Bianco. Além das embalagens convencionais de 10ml e a versão de 100ml para profissionais, a marca também destaca sua produção de miniesmaltes, em frascos de 5ml. “Somos pioneiros no Brasil a envasar e comercializar esmaltes nesta roupagem. Acreditamos que gere menos resíduos, uma vez que garante o melhor aproveitamento do produto, evitando desperdícios”, pondera a diretora.

Mas o portfólio da fabricante cresceu. “Em 50 anos, muita coisa muda. O mercado, os padrões de comportamento e de consumo. Essas transformações trazem novos nortes e exigem adaptações para empresas que lidam com cosméticos”, diz Bianco. Hoje, a empresa conta com 430 itens em seu catálogo, incluindo cosméticos para corpo e cabelo, linha para o público masculino, produtos para a casa e saneantes, além de maquiagens, outro carro-chefe da 5cinco. “Investimos em maquiagens com o intuito de combinar os tons das unhas com a make up facial. Acreditamos nesta tendência”, explica.

Para celebrar seus recém-completos 50 anos, a empresa lançou uma coleção de miniesmaltes e sombras. São 18 tonalidades, que foram selecionadas por funcionárias da 5cinco, algumas há 40 anos na equipe. Elas também deram seus nomes aos novos produtos. Entre eles, está o verde Daniele, o dourado Giulia, o azul Patrícia e o vermelho Tatiane. Todos são metalizados, seguindo a moda outono/inverno 2019. “Cores e qualidade de produto são determinantes para o sucesso em qualquer época”, afirma Bianco.

Para competir com as gigantes do ramo de esmaltes neste “mercado muito disputado”, a diretora da 5cinco cita a participação em eventos de beleza, divulgação e parcerias em redes sociais, uma forte estratégia comercial junto a seus 20 representantes no país e ainda tecnologia. “Mecanizamos todo o processo produtivo, otimizando custos e aumentando a produção”, diz. Ela também aponta que a tecnologia também foi essencial para um relacionamento mais próximo com clientes e consumidores.

Acompanhando as evoluções da categoria e as principais tendências de mercado, Bianco garante que a 5cinco está pronta para os próximos 50 anos. Contudo, se mostra preocupada com a atual situação do país. “Torcemos para o Brasil voltar a crescer. Já somos um dos líderes no segmento de esmaltes. Com uma economia ativada, o consumo e a prestação de serviços aumentam automaticamente”, completa.

Renata Martins

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
American Insights: As novas milionárias da beleza

Laurence Bacilieri
American Insights: As novas milionárias da beleza

Dizer que o mercado americano de beleza e cuidados pessoais está superaquecido - ou melhor, saturado - não é novidade nenhuma. Porém, um seleto grupo de pessoas tem conseguido remar contra a maré. Veja a seguir como algumas das mulheres mais ricas dos Estados Unidos conquistaram um sucesso fulgurante no setor de cosméticos. Serena (...)

+ informações

Seções