Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Marca pioneira em miniesmaltes no Brasil, 5cinco completa 50 anos com lançamentos

Empresa familiar de médio porte aposta em esmaltes de 5ml e cores que combinam com sua linha de maquiagem facial.

Luciana Ceccon Bianco, diretora de marketing e desenvolvimento

Luciana Ceccon Bianco, diretora de marketing e desenvolvimento

O mercado de esmaltes no Brasil é o segundo maior do mundo. Atrás apenas dos EUA, movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano, de acordo com levantamento da Euromonitor. Apesar de ser liderado por grandes players como Risqué e Colorama – controlados por Coty e L’Óreal, respectivamente –, estima-se que mais de 50 marcas de produtos para as unhas atuem no país atualmente, entre elas, a cinquentenária 5cinco.

A empresa foi fundada em 1969, no estado do Paraná, pela família de engenheiros químicos Ceccon. O ramo inicial era de produtos para o segmento farmacoquímico. “Com o decorrer de nossas atividades e o crescimento do setor de cosméticos no país, a 5cinco optou por explorar este mercado”, afirma Luciana Ceccon Bianco, diretora de marketing e desenvolvimento.

Terceira geração da família na administração da companhia de médio porte, ela conta que dez anos depois da abertura, a 5cinco já precisou ampliar sua planta fabril, se transferindo da capital Curitiba para a cidade vizinha Colombo, onde está localizada até hoje.

O foco se voltou para o cuidado com as unhas. “Nossos produtos principais são os esmaltes, removedores e amolecedores de cutícula. Eles representam 70% do faturamento atual”, diz Bianco. Além das embalagens convencionais de 10ml e a versão de 100ml para profissionais, a marca também destaca sua produção de miniesmaltes, em frascos de 5ml. “Somos pioneiros no Brasil a envasar e comercializar esmaltes nesta roupagem. Acreditamos que gere menos resíduos, uma vez que garante o melhor aproveitamento do produto, evitando desperdícios”, pondera a diretora.

Mas o portfólio da fabricante cresceu. “Em 50 anos, muita coisa muda. O mercado, os padrões de comportamento e de consumo. Essas transformações trazem novos nortes e exigem adaptações para empresas que lidam com cosméticos”, diz Bianco. Hoje, a empresa conta com 430 itens em seu catálogo, incluindo cosméticos para corpo e cabelo, linha para o público masculino, produtos para a casa e saneantes, além de maquiagens, outro carro-chefe da 5cinco. “Investimos em maquiagens com o intuito de combinar os tons das unhas com a make up facial. Acreditamos nesta tendência”, explica.

Para celebrar seus recém-completos 50 anos, a empresa lançou uma coleção de miniesmaltes e sombras. São 18 tonalidades, que foram selecionadas por funcionárias da 5cinco, algumas há 40 anos na equipe. Elas também deram seus nomes aos novos produtos. Entre eles, está o verde Daniele, o dourado Giulia, o azul Patrícia e o vermelho Tatiane. Todos são metalizados, seguindo a moda outono/inverno 2019. “Cores e qualidade de produto são determinantes para o sucesso em qualquer época”, afirma Bianco.

Para competir com as gigantes do ramo de esmaltes neste “mercado muito disputado”, a diretora da 5cinco cita a participação em eventos de beleza, divulgação e parcerias em redes sociais, uma forte estratégia comercial junto a seus 20 representantes no país e ainda tecnologia. “Mecanizamos todo o processo produtivo, otimizando custos e aumentando a produção”, diz. Ela também aponta que a tecnologia também foi essencial para um relacionamento mais próximo com clientes e consumidores.

Acompanhando as evoluções da categoria e as principais tendências de mercado, Bianco garante que a 5cinco está pronta para os próximos 50 anos. Contudo, se mostra preocupada com a atual situação do país. “Torcemos para o Brasil voltar a crescer. Já somos um dos líderes no segmento de esmaltes. Com uma economia ativada, o consumo e a prestação de serviços aumentam automaticamente”, completa.

Renata Martins

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções