Com mais de 150 anos de tradição e clientes como Giorgio Armani, Natura e O Boticário, a casa francesa de fragrâncias Mane acaba de inaugurar na cidade de São Paulo um espaço que conecta consumidores, clientes e equipe criativa em torno do desenvolvimento dos seus produtos nas áreas de fragrâncias e aromas.

A estrutura de mais de 1000 m2 batizada de “Casa do Consumidor” conta com ambientes que simulam situações reais de uso dos produtos. Entre eles estão salas para teste às cegas, salão de beleza, cabines de banho, banheiro com câmera e até uma miniatura de estrada de ferro, por onde circula uma locomotiva para medir o rastro deixado por uma fragrância.

Para que possamos melhor desenvolver nossas fragrâncias e aromas, buscamos ouvir o consumidor desde o início do processo de desenvolvimento, de forma que possamos entregar produtos alinhados com as necessidades e expectativas de nossos clientes. Ao testar as criações com o consumidor em todas as etapas, podemos ser mais precisos nas nossas submissões”, afirma Alexandra Frenkiel, gerente de pesquisa de mercado e percepção do consumidor.

Ela conta que a Mane mantém infraestrutura para a realização de testes em quase todos os países onde atua. A maioria, envolvendo painelistas internos da companhia. Espaço para receber consumidores para testes, como o agora inaugurado no Brasil, só há outro em dos escritórios nos EUA, localizado no estado de New Jersey.

Espaço tem ambientes que reproduzem situações reais de uso dos produtos

A escolha por São Paulo se deu por nosso time de criação e desenvolvimento estar baseado no mesmo complexo empresarial em que instalamos a Casa do Consumidor. Esta proximidade é fundamental para que a equipe possa participar e acompanhar o processo de pesquisa e avaliação. Além disso, vários de nossos clientes estão nessa mesma região”, diz Frenkiel.

Segundo a gerente, a chegada da Covid-19 não atrapalhou os planos de inauguração do espaço. “A criação, desenvolvimento e construção da Casa do Consumidor ocorreu já durante a pandemia. O projeto começou a ser planejado no segundo semestre de 2020 e a construção teve início no segundo semestre de 2021. Em cinco meses, a obra foi concluída e entregue”.

Ela conta que o objetivo da Mane com a nova estrutura é responder de forma mais ágil e precisa às demandas de seus clientes, os ajudando a lançar no mercado produtos que gerarão sucesso mútuo. “Com isso, a expectativa é aumentarmos as nossas vendas ao longo dos próximos anos e também atrair novos clientes”.

Presente em cerca de quarenta países, a Mane enxerga o Brasil com “um potencial importante e prioritário de crescimento do grupo”, cita Frenkiel. A área de fragrâncias é o carro-chefe da companhia no país, respondendo por 60% da sua receita. Globalmente, a divisão representa 35% das vendas.

A Mane também tem planos de inaugurar uma nova fábrica no Brasil – sua sede industrial fica no Rio de Janeiro. Com início das obras previsto para 2016, o prazo foi adiado. “Dado o contexto macroeconômico pelo qual a economia brasileira vem passando nos últimos anos, assim como o cenário de incertezas adicionais causadas pela pandemia, a direção da Mane decidiu postergar o investimento até que fosse possível vislumbrarmos um cenário mais favorável”, afirma a gerente. “Iniciaremos um novo estudo para a construção da unidade fabril no município de Jundiaí, com o objetivo de colocá-la em funcionamento no primeiro trimestre de 2024”, ela acrescenta.