Em maio de 2019, a rede de moda holandesa C&A, com mais de 300 lojas em todo o Brasil, anunciava um novo projeto no país: a Área de Beleza. Para oferecer aos seus consumidores uma experiência de compra mais completa, a rede passou a instalar dentro de suas lojas espaços exclusivos para a venda de produtos de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais.

121 espaços de beleza

Pouco mais de dois anos depois, a varejista contabiliza 121 desses espaços de beleza, o que significa que em mais de 30% de suas lojas no Brasil o projeto está presente. “Para levar essa experiência única para outras unidades da marca, aceleramos os nossos investimentos em beleza. Acreditamos muito nessa categoria”, afirma Hussein Rodrigues, diretor comercial e de novos negócios na C&A Brasil.

Em 2020, mesmo com a chegada da Covid-19, o fechamento do comércio em diferentes momentos e uma queda na receita líquida de 20,6%, em comparação a 2019, o projeto de beleza evoluiu. “Demos um grande passo e abrimos 50 espaços dedicados para a venda do segmento em lojas físicas recém-inauguradas ou já em operação”, diz o executivo.

Hussein Rodrigues, diretor comercial e de novos negócios na C&A...

Hussein Rodrigues, diretor comercial e de novos negócios na C&A Brasil

Mas a atenção também se voltou para o digital. “Focamos os nossos esforços no online e numa integração maior dos nossos pontos de venda físicos e e-commerce. Um exemplo disso foi a expansão do nosso marketplace, a Galeria C&A, que, desde junho de 2020, segue em ritmo acelerado e hoje soma mais de 400 sellers, muitos deles da categoria de beleza”, revela Rodrigues.

Ele diz que assim que a operação do comércio foi liberada pelas autoridades brasileiras, com protocolos de saúde e segurança, os planos de expansão dos espaços de cosméticos foram retomados. “Até o começo de 2021, contávamos com pouco mais de 60 Áreas de Beleza inauguradas no país. Em apenas cinco meses, alcançamos o marco de 121 espaços dedicados à venda da categoria em lojas físicas, fechando o primeiro semestre de 2021 com uma expansão expressiva”.

Parcerias com grandes marcas

Desde o lançamento do projeto, a C&A conseguiu fechar parcerias com grandes empresas do ramo da beleza, nacionais e internacionais. Em dois anos, o portfólio cresceu. “Nós dobramos o número de marcas no catálogo e seguimos em ampliação. Atualmente, são mais de 100 parceiras em lojas físicas e no e-commerce, como Carolina Herrera, Lancôme, Paco Rabanne, Antonio Banderas, Phytoderm, Vult, Tangle Teezer, Cadiveu e Lola Cosméticos”, cita o diretor.

Segundo ele, outras 20 marcas estão em negociação para incrementar os portfólios físico e online até o final deste ano. Na Galeria C&A, o cenário não foi diferente. “Somente no primeiro semestre de 2021, plugamos mais de 20 parceiros de beleza em nosso marketplace, como a Época Cosméticos, Jequiti, Coty, Dermage, Dailus e Água de Cheiro”.

Rodrigues menciona inaugurações de Áreas de Beleza nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Parauapebas (PA) no segundo semestre deste ano, mas não abre o número e nem se o objetivo da rede de moda é que toda loja C&A tenha esses espaços destinados à venda de cosméticos um dia.

A categoria de beleza é muito relevante para a C&A e seguimos investindo em sua ampliação em nossas lojas físicas e e-commerce para oferecer uma experiência de compra completa às nossas clientes. Continuaremos a todo vapor e com novas Áreas de Beleza inauguradas”, finaliza o diretor.