Fundada no início dos anos 1990, a Mahogany iniciou sua trajetória no mercado de cosméticos com vendas no varejo, com foco em lojas de departamento, como Mesbla e Mappin. Seus sabonetes líquidos, comercializados em embalagens grandes, de cores vivas e com válvulas pump – uma inovação para o Brasil na época –, chamaram a atenção do público, fazendo com que a empresa se tornasse líder da categoria por anos. Com o declínio dos grandes magazines no país, a marca precisou se reinventar, chegando a lojas especializadas, drogarias e, sobretudo, abrindo franquias a partir de 2006.

Novo modelo “boutique” da marca

Atualmente, a Mahogany contabiliza mais de 200 unidades em operação no Brasil. Todas elas passarão por um processo de renovação, seguindo o novo modelo “boutique” da marca, que foi apresentado do final do mês de julho com a inauguração de sua primeira loja conceito em um shopping de Alphaville, na Grande São Paulo.

Reunimos toda a qualidade, autenticidade e exuberância da Mahogany em uma loja sofisticada e convidativa ao mesmo tempo. Queremos proporcionar uma experiência única com os produtos e fazer com que o cliente se sinta em um lugar de prestígio”, afirma o gerente de marketing Brian Drummond.

Ele explica que o modelo foi criado para reforçar o posicionamento da empresa no mercado de cosméticos de alto padrão. “É um conceito completamente novo e que traz a melhor expressão da marca hoje. Somos reconhecidos como uma marca premium. Entendemos que este é o nosso verdadeiro espaço e que devemos nos consolidar aqui.

Além da atualização gradativa de toda a rede, o gerente de marketing conta que as futuras unidades – lojas e quiosques – da empresa já serão inauguradas com o modelo boutique, com adaptações para a arquitetura e instalações de cada local. “Queremos estar presentes em cidades e locais que reúnem um público ávido pelo melhor. O brasileiro tem se tornado cada vez mais exigente e estamos prontos para entregar isso”.

Perfume Bar

Um dos destaques da loja conceito é o Perfume Bar, uma estação dedicada a fragrâncias, que permite o contato do cliente com todo o portfólio da empresa, que conta com mais 50 fragrâncias masculinas e femininas – além de produtos corporais, soluções capilares e linha de dermocosméticos. “Já somos associados por muitos à perfumaria. Com a Mahogany Boutique queremos aumentar esta percepção para todo o nosso público, proporcionando uma viagem sensorial por nossas elaboradas criações”, diz Drummond.

Com forte presença no ambiente digital, a companhia também pretende ampliar sua força de venda direta, canal com que trabalha há cerca de oito anos. No início de 2022, a Mahogany informou que as lojas físicas representavam 21,4%, e as consultoras de venda 6,63% do retorno anual da marca.

Nova fragrância

Junto da loja boutique, a marca apresentou a fragrância Make Me Fever Off White,com notas de limão primofiore e pimenta rosa, que traduzem a personalidade e elegância da mulher brasileira”, afirma o gerente de marketing. Outra novidade da Mahogany é sua primeira investida no ramo de licenciamento, com o lançamento de uma linha inspirada na série “Emily in Paris”, exibida pela Netflix.

A coleção traz cinco itens de beleza – incluindo Eau de Toilette, hidratante corporal, spray iluminador, creme para as mãos e sabonete facial – e dois acessórios. “Somos fãs desta série e acreditamos que a moda, a sofisticação e a descontração presentes nesta história são pontos tangentes com nossa marca. Desenvolvemos produtos autênticos e de alta qualidade, pensando exclusivamente na personagem que tanto representa a mulher jovem e elegante, que deseja conquistar o mundo", finaliza Drummond.