Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Luz azul: novo alvo de cuidados anti-idade?

Uma das causas de diminuição da acuidade visual, a luz azul emitida pelas telas de computadores e smartphones é também um fator de envelhecimento cutâneo, fenômeno acarretado e intensificado pelo modo de vida ultraconectado dos tempos atuais. Esse problema universal, que afeta pessoas de todas as idades em todos os continentes, vem mobilizando fabricantes de cosméticos e fornecedores de ingredientes, que já começam a oferecer soluções adaptadas.

Na maioria dos mercados, um dos principais campos de trabalho é a busca por fórmulas anti-idade que protejam a pele contra os efeitos nocivos do exposoma. Embora o desenvolvimento de ingredientes inovadores com ação antipoluição tenha dado o que falar, o carro-chefe absoluto do mercado são os produtos para proteção contra os raios do espectro luminoso (inclusive raios UV): nos últimos 12 meses, foram lançados mais de 800 produtos que combatem o fotoenvelhecimento. Mas, além da necessidade de se proteger dos raios UVA, UVB e infravermelhos, a pele precisa também ser preservada de um novo e onipresente fator de inflamação gerado pelo mundo moderno – a luz azul.

Uma das causas de diminuição da acuidade visual, a luz azul emitida pelas (...)

Uma das causas de diminuição da acuidade visual, a luz azul emitida pelas telas de computadores e smartphones é também um fator de envelhecimento cutâneo, fenômeno acarretado e intensificado pelo modo de vida ultraconectado dos tempos atuais. Foto: shutterstock.com / © Leung Cho Pan

"O azul em excesso acelera o processo de oxidação, estimula os queratinócitos e age sobre a melatonina, provocando o aparecimento de manchas", explica Gérard Redziniak, doutorando, consultor científico e formulador em dermocosmética.

Novas gerações de princípios ativos

Na última edição do salão in-cosmetics, a Greentech, empresa especializada em biotecnologias, apresentou o Soliberine, novo princípio ativo fotoprotetor global para uso diário, que promete responder diretamente a essa problemática.

Segundo a Greentech, o Soliberine mantém a viabilidade celular e protege contra os danos causados pelos raios luminosos. Obtida a partir de uma fração purificada de buddleia (arbusto-de-borboleta) originária das montanhas de Sichuan (China), essa substância de alta tolerância reduz a produção de radicais livres durante a exposição à luz azul (LED, smartphones, telas, etc.), prevenindo o envelhecimento precoce. O princípio ativo age também sobre a peroxidação lipídica gerada pelos raios UV, além de inibir a liberação de MMP-1 (que degrada as fibras da matriz dérmica) provocada por raios infravermelhos.

Greentech apresentou o Soliberine na última edição do salão in-cosmetics.

Greentech apresentou o Soliberine na última edição do salão in-cosmetics.

Como um estimulador de filtros naturais, o Soliberine tem ação antioxidante e anti-inflamatória, protegendo as peles mais sensíveis e oferecendo aos consumidores uma nova "luz" para combater o fotoenvelhecimento.

Kristel Milet
(Tradução: Maria Marques)

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções