Durante três dias, o salão acolheu 9.726 pessoas, registrando um crescimento...

Durante três dias, o salão acolheu 9.726 pessoas, registrando um crescimento de 14% em relação à edição de 2015.

A mais recente edição do salão in-cosmetics foi a maior dos 26 anos de existência do evento. Durante três dias, o salão acolheu 9.726 pessoas, registrando um crescimento de 14% em relação à edição de 2015. Segundo os organizadores, 63% dos visitantes viajaram para a França vindos de outros países, principalmente da Europa, mas também da Ásia, América do Norte e América do Sul.

A área ocupada pela edição 2016 também era maior: 1.508 m2, o que representa um aumento de 11% em relação à edição anterior. O número de expositores passou de 708, na edição 2015, para 784.

"Nesta edição do in-cosmetics, desde o primeiro instante começamos a receber visitantes em nosso estande", indica Valérie Lavallée, Product Manager da Lucas Meyer Cosmetics.

Centenas de pessoas tiveram também a oportunidade de assistir às conferências Marketing Trends organizadas durante o salão. Entre as apresentações mais disputadas, a de Jamie Mills, da agência Canadean, sobre as oportunidades do mercado de produtos anti-idade, e a de David Tyrrell, da Mintel, sobre as tendências observadas nos Estados Unidos e seu impacto local e mundial. Os representantes das indústrias que visitaram o salão também se mostraram muito interessados nas últimas novidades do segmento de cosméticos "verdes", naturais e orgânicos, bem como da área de dermocosméticos e impressão 3D.

Durante o salão, o Grupo in-cosmetics anunciou novidades em relação às próximas edições: além de um novo logotipo, o evento europeu passará a se chamar in-cosmetics Global, um nome que reflete melhor o seu caráter internacional. Os organizadores revelaram também que a edição 2017 do salão será realizada em Londres, pela primeira vez em mais de 15 anos.

Crescimento significativo do mercado

Impulsionado pela demanda por cosméticos eficazes e de alta qualidade, o mercado mundial de ingredientes deve registrar crescimento considerável entre 2016 e 2026. Muitas são as fontes de oportunidades para os fabricantes e fornecedores de ingredientes cosméticos: mudanças no estilo de vida em países em desenvolvimento na região Ásia-Pacífico e na América Latina, aumento da renda e crescente importância que a beleza vem adquirindo para um público cada vez mais urbanizado, sem falar no envelhecimento da população dos países desenvolvidos.

Impulsionado pela demanda por cosméticos eficazes e de alta qualidade, o...

Impulsionado pela demanda por cosméticos eficazes e de alta qualidade, o mercado mundial de ingredientes deve registrar crescimento considerável entre 2016 e 2026.

Segundo a Kline, os ingredientes multifuncionais que oferecem bom desempenho são os que registraram maior crescimento em 2015. "Cada vez mais, os formuladores têm selecionado ingredientes específicos que melhoram o desempenho das fórmulas. Nos últimos anos, a fatia de mercado desses ingredientes cosméticos cresceu 40% a 45%", explica a empresa especializada em pesquisas de mercado em seu recente estudo Performance-oriented Multifunctional Personal Care Ingredients.

A título de exemplo, o uso de misturas conservantes, como caprililglicol, caprilato e etilhexilglicerina, vem se desenvolvendo em detrimento de conservantes convencionais, pois os primeiros oferecem também ação emoliente para as formulações. Da mesma forma, os derivados do PEG que atuam como modificadores de reologia e têm propriedades emulsificantes também registraram aumento nas vendas nos últimos anos – e tudo indica que continuarão a crescer.

Segundo a Kline, embora os ingredientes sintéticos dominem o mercado de cosméticos, os ingredientes naturais estão conquistando fatias crescentes de mercado, estimulados pela demanda dos consumidores.

A próxima edição do salão in-cosmetics será realizada no Centro de Congressos ExCeL, de Londres, de 4 a 6 de abril de 2017.