Fundada em 1991 na cidade de Itapira (SP) pelo empresário Paulo Andrade, a Lowell Cosméticos acaba de completar 30 anos no dinâmico e competitivo segmento de cuidados capilares. Com portfólio formado por mais de 100 itens, entre produtos para profissionais de salão de beleza e para tratamento em casa, a marca acompanhou grandes transformações na categoria, passando das quase onipresentes escova progressiva e luzes aos cachos emponderados e valorização dos grisalhos.

Essa mudança no mercado de cabelos no Brasil não foi uma grande surpresa para nós, já que ao longo dos últimos anos vimos o consumidor brasileiro se preocupando mais em ser autêntico e mostrar seu verdadeiro ‘eu’, especialmente quando falamos em cabelo. A diversidade e cultura brasileira são muito ricas a ponto de transformarem a indústria de cosméticos”, afirma a gerente de marketing Fabrízia Berbert.

Para ela, essas mudanças na categoria são encaradas como oportunidade de crescimento. “Quem ainda não conhecia a Lowell por linhas como Liso Mágico – que revolucionou o setor em 2016 ao apresentar uma fórmula livre de química, se tornando recorde de venda da empresa –, pode ter sido conquistada pelo lançamento de Cacho Mágico, em 2018, que se tornou referência ao valorizar o movimento natural dos cabelos cacheados.” Ainda alinhada com o movimento das brasileiras de assumirem seus cabelos naturais, a Lowell ampliou em 2021 a linha Silver Slim, dedicada ao cuidado dos fios grisalhos.

Nas últimas décadas, a Lowell também viu o segmento de haircare crescer no país, com a criação de novas marcas brasileiras e a chegada de estrangeiras, se tornando mais acessíveis ao consumidor. Para se consolidar e seguir se destacando nesse acirrado mercado, Berbert diz que a empresa sempre se manteve atenta às tendências nacionais e internacionais, acompanhando as demandas dos consumidores e investindo em tecnologia para o desenvolvimento de produtos inovadores.

Cada período, cada etapa, exigiu uma dose de audácia e arrojo da Lowell. Grandes eventos desde a sua fundação, participação nas principais feiras do segmento no mundo, cursos, shows, cruzeiros marítimos e lançamentos muito bem planejados fizeram toda diferença”, ela aponta.

Essa estratégia também levou a companhia a atingir mercados internacionais. Atualmente a Lowell exporta seus produtos para 15 países, como Itália, França, Rússia, Colômbia, Emirados Árabes e Estados Unidos. “Os cosméticos brasileiros têm apelo e um impacto bem positivo para exportação, mas notamos que isso ainda é pouco explorado pelas marcas nacionais em outros países”, comenta a gerente de marketing.

Diferente de outras categorias, a de cuidados com os cabelos não teve prejuízos com a chegada da Covid-19, já que, mesmo com salões de beleza fechados em diferentes períodos, os consumidores continuaram a cuidar dos cabelos em casa. Em 2020, as vendas de xampus cresceram 9%, condicionadores 18,6% e produtos de tratamento capilar 12,6%. Em 2021, a tendência de alta vem se mantendo.

Embora a pandemia não tenha impactado tão negativamente o mercado de cabelos, a Lowell revisou diversas estratégias para não deixar de investir em lançamentos e continuar gerando oportunidades de negócios. Neste momento difícil para economia, focamos em oferecer alternativas comerciais para nossos clientes em relação a negociação e promoções”, afirma Berbert.

Sobre o futuro, a gerente de marketing se mostra otimista, mas diz que a Lowell prefere viver um dia de cada vez. “Seja no mercado nacional ou internacional, queremos continuar atuando com foco em excelência e inovação, na melhoria dos processos já adquiridos pela marca e o gerenciamento responsável de desafios, nos preocupando com os consumidores e também com a capacitação e educação de profissionais da área. Estamos muito contentes com as conquistas que obtivemos nesses 30 anos de mercado”, finaliza.