Tendência coreana, o lip tint chegou ao mercado brasileiro há pouco mais de um ano. Apesar de trazer no nome a sua principal função, “tingir” os lábios, o produto caiu rapidamente no gosto das brasileiras por apresentar outras possibilidades de uso na hora da maquiagem.

“Além de dar cor aos lábios de uma forma mais leve e natural, sem o aspecto ‘melado’ do gloss ou a cremosidade de um batom comum, o tint também pode ser usado nas maçãs do rosto, como se fosse um blush, ou acima dos olhos, como uma sombra ou delineador”, explica Jessica Park, gerente de desenvolvimento de negócios da KISS New York.

A marca de maquiagens lançou no ano passado a coleção Velvet Tint, com seis tonalidades. “A recepção das consumidoras tem sido bem positiva. As brasileiras amam a versatilidade e o fato de poderem brincar com a utilidade do produto”, ela diz.

O efeito discreto proporcionado pelo lip tint vai ao encontro do movimento make-up no make-up. “O produto veio reforçar essa proposta de uma maquiagem mais natural, que voltou com tudo nos últimos dois anos”, afirma Carolina Bertelli, diretora de marketing da Dailus.

“Aproveitamos a onda e lançamos três tints em março de 2019. O sucesso foi tanto que ele logo se tornou o item de maquiagem mais vendido da Dailus no ano. Em 2020, foi o segundo produto de make mais procurado pelas clientes e o primeiro da categoria lábios”, ela revela.

A TB Make foi outra marca que apostou nessa novidade. Em parceria com a jovem atriz Larissa Manoela, a marca apresentou três versões do produto. “O lip tint se tornou item obrigatório para makes do dia a dia. Com uma textura menos aparente, ele costuma durar mais, o que facilita a rotina corrida de muitas mulheres”, cita a gerente de marketing Amanda Castro.

A aparência natural e a durabilidade do produto na pele fizeram o lip tint ganhar destaque em um ano em que, devido à pandemia da Covid-19, grande parte das pessoas passou a trabalhar remotamente e também adotar as máscaras de proteção ao sair de casa.

“Para quem trabalha de casa, o tint pode, em poucos minutos, deixar o visual com um ar saudável, sem aquele aspecto de maquiagem pesada, ou seja, perfeito para as reuniões virtuais”, afirma Park. “Já para quem precisa sair às ruas, o produto não transfere, o que evita borrões e mantém a make intacta o dia todo, mesmo com uso de máscaras”, acrescenta Bertelli.

Maquiadora profissional, Catlen Guerra aponta um outro ponto para o sucesso do produto no Brasil: economia. “Queremos o efeito maquiada com menos produtos possíveis. Isso fez com que o lip tint crescesse nesse tempo”, opina.

Para todas as entrevistadas, a categoria deve permanecer em alta entre as consumidoras. “O lip tint continuará sendo uma grande tendência entre as brasileiras, já que a maquiagem mais natural provavelmente se manterá nos próximos anos. Esperamos inovação nesse mercado”, sinaliza Castro.

Para a diretora da Dailus o item tende a seguir na posição de destaque e ganhar versões com novas texturas. “A brasileira tem se mostrado cada vez mais interessada em multifuncionalidade. Conseguimos notar esse fenômeno não apenas com o lip tint. Batons estão sendo usados como blushes, gloss nas pálpebras para um efeito glossy, contorno como sombra e muitos outros. São truques que permitem desenvolver uma make com poucos produtos”, finaliza Bertelli.