Em 2022, os produtos de beleza vão priorizar a facilidade de uso e a sustentabilidade. "As principais tendências de beleza para 2022 refletem mudanças sociais amplas, que estão sendo impulsionadas pelos consumidores que continuam buscando rituais e soluções sustentáveis, em particular produtos sem água e com prazo de validade maior", explica Clare Varga, gerente da divisão Beleza da WGSN.

Para a equipe internacional de especialistas da WGSN, entre as tendências de beleza de 2022, destacam-se as práticas de higiene que economizam água, o uso de ingredientes fermentados, os rituais de maquiagem rápidos e os snacks de beleza. A seguir, os detalhes:

 Waterless Washing (lavagem sem água): Os produtos de lavagem sem água possibilitam economias de água, um objetivo muito valorizado se levarmos em conta que uma de cada dez pessoas no mundo não tem acesso a água potável. Trata-se, na verdade, de uma evolução dos cosméticos anídricos et dos produtos BYOW (bring your own water, ou seja, que podem ser diluídos na água). Os pioneiros da inovação já estão lançando um shampoo a seco e produtos de barbear sem água.

 Fermented Beauty (ingredientes fermentados): A busca por cosméticos realmente eficazes e que durem mais tempo vem estimulando a demanda por produtos do tipo "kombucha para a pele". Sob influência da K-Beauty e da J-Beauty, a prática da fermentação libera enzimas que decompõem as moléculas, de forma que elas possam penetrar melhor, instilando ingredientes eficazes diretamente na estrutura da pele ou dos cabelos. O processo de fermentação é baseado em culturas de bactérias benéficas, como os ácidos lático e acético, que atuam como conservantes naturais. Essas bactérias prolongam o tempo de conservação das fórmulas, atendendo às exigências dos consumidores – tanto os que buscam sustentabilidade como os que priorizam o valor propriamente dito.

 The two-minute make up bag (bolsa de maquiagem rápida): Para satisfazer as consumidoras que desejam obter o efeito no make-up em poucos minutos, essa tendência prioriza visuais e técnicas que requerem pouco tempo e poucos retoques. Adotada durante a pandemia, a maquiagem rápida se integra a rituais de beleza flexíveis e discretos, refletindo a adaptação dos consumidores a uma existência híbrida pós-pandemia. Os produtos focam em truques de beleza inéditos e mais astuciosos, que dão melhores resultados com menos esforço, menor custo e menos empenho.

 Beauty Snacking: Um must para 2022, os micromomentos de beleza foram incorporados ao cotidiano das consumidoras durante a pandemia, a fim de quebrar a rotina do trabalho em casa ou criar uma pausa voltada para o prazer. O snack de beleza comporta cuidados ultrarrápidos e fórmulas simples, sem desperdício. Essa tendência terá também uma tradução mais literal, com a criação de cuidados da pele comestíveis, que em 2022 estarão disponíveis na forma de balas e barras que injetam saúde em pequenas doses.

 Wild Bathing (banho selvagem): O desejo de resgatar o contato com a natureza levará os clientes a buscarem os benefícios naturais de spas em águas abertas e ao ar livre. Com raízes em diversas culturas, populações nativas e terapias tradicionais espalhadas pelo mundo, como os Onsen no Japão e as máquinas de banho da era vitoriana, essa prática é impregnada de uma história rica e variada. Os produtos para o banho e para o corpo que reproduzem rituais de mergulho ao ar livre prometem trazer a natureza para dentro de casa. Sabonetes, substâncias e materiais de origem natural vão se tornar mais populares, assim como os produtos à base de algas e de água do mar.

 Ingredientes do litoral: Os produtos de cuidados da pele e de higiene pessoal à base de extratos de algas, kelp, funcho-do-mar e plantas marinhas não poderão faltar nos rituais de beleza. Os ingredientes do litoral serão apreciados por sua ação calmante, hidratante, desintoxicante, terapêutica e veiculadora. Segundo essa tendência, os consumidores querem produtos locais, da estação e colhidos diretamente na natureza, de forma a proporcionar benefícios tanto à pele como ao meio ambiente.