A fabricante americana de soluções de embalagens desenvolveu em parceria com a marca francesa um refil, produzido com seu material de polpa moldada Knoll Ecoform.

Segundo a Knoll Packaging, o novo refil é o resultado de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento conjuntos. As equipes de inovação de ambas as empresas trabalharam juntas para projetar, testar e validar uma solução à base de polpa de celulose moldada capaz de proteger a fórmula delicada do Crème de Longévité Orchidée Impériale da Guerlain. "Novos métodos tiveram que ser criados para avaliar seu desempenho e atender aos rigorosos requisitos de qualidade da Guerlain. Mais de 9.500 amostras foram produzidas e mais de 80 testes de vazamento foram realizados", explica a empresa.

O desenvolvimento do refil exigiu superar diversos desafios funcionais e estéticos. Tradicionalmente utilizada em embalagens secundárias, a polpa de celulose moldada precisou ser adaptada para garantir a proteção e a integridade do creme. Para assegurar a preservação da fórmula, uma película polimérica foi incorporada ao interior da embalagem, complementando a solução Knoll Ecoform.

Para atender às exigências estéticas da marca de luxo, foi dada especial atenção aos tratamentos de superfície e à geometria da embalagem.

A celulose moldada Ecoform, da Knoll Packaging, é fabricada com materiais renováveis de origem vegetal, como o bagaço — subproduto do processamento da cana-de-açúcar — e fibras de madeira certificadas.

"Nossa colaboração com a Guerlain demonstra como a inovação técnica em embalagens pode acelerar a transição para a sustentabilidade no setor de luxo. Este lançamento redefine as possibilidades oferecidas pela celulose moldada, mostrando que ela pode combinar alta proteção com prestígio. Esta é, sem dúvida, a maior inovação nos mais de quarenta anos de história da Knoll Packaging", diz Noémie Leblond, Diretora Europeia da Knoll Packaging.

O ecodesign é um motor de inovação na Guerlain, e este refil exclusivo em celulose traduz perfeitamente essa visão. Ele abre novas perspectivas para nossos produtos e, de forma mais ampla, para o uso de refis na indústria cosmética”, completa Claire Coletti, Diretora Global de Desenvolvimento Sustentável da Guerlain.