A Kind Beauty and Care é primeira marca de beleza no Brasil a formular seus produtos com celulose microfibrilada (MFC). A marca nacional de cosméticos naturais, veganos e sustentáveis acaba de completar seu primeiro aniversário, mas sua história com a MFC teve início antes, como relata a CEO da empresa Corina Godoy.

Em 2019 participei em nome da &Co, a indústria que fabrica os produtos da Kind, de um pitch day na Klabin, referência na produção de celulose e maior produtora e exportadora de papéis do país. No evento, apresentei uma proposta para o uso da MFC em cosméticos, algo nunca realizado no Brasil até então. No ano seguinte, com o início da pandemia de Covid-19 e a escassez de álcool em gel no mercado devido à falta dos espessantes empregados na composição, surgiu a oportunidade de utilizarmos a celulose microfibrilada na fabricação deste produto”.

Após esta primeira experiência com o álcool em gel, a executiva conta que a MFC da Klabin começou a ser incorporada em testes de outros produtos cosméticos realizados pela &Co. “Foram dois anos de desenvolvimento até realizarmos um sonho antigo, chegando às polpas de limpeza facial e aos séruns para tratamento da pele lançados pela Kind”.

Ativo é alternativa a polímeros sintéticos e importados

Godoy explica que a MFC é o resultado da fibrilação mecânica da celulose, utilizada na fabricação de papel. As fibrilas são partículas dez vezes mais finas que um fio de cabelo, servindo como um espessante ideal para a confecção de cosméticos e também uma alternativa aos polímeros sintéticos e importados. “A celulose é produzida pela Klabin a partir de árvores de eucalipto plantadas em florestas da própria companhia, ou seja, tem fonte natural e renovável e certificada por órgãos internacionais, com garantia da origem e do manejo adequado”.

Multifuncional, a MFC proporciona viscosidade a formulações cosméticas que contêm água (hidrofílicas), além de aumentar a estabilidade dos produtos e também formar um filme protetor sobre a pele, auxiliando na retenção de água. “Em testes de apreciabilidade foi comprovado que itens contendo MFC aumentaram a hidratação da pele, em comparação com composições que utilizavam outro agente espessante”, diz a CEO.

Textura mais cremosa e benefícios para a pele

Além do fato ser um insumo nacional, natural e sustentável, ela menciona as principais vantagens da aplicação de MFC nos cosméticos. “A textura diferenciada que ela confere aos produtos, que ficam muito mais cremosos, e também os benefícios que proporciona para a pele. Nossas formulações das polpas de limpeza facial, por exemplo, possuem uma textura única, que fica entre um creme e um gel. Esse sensorial na pele causa impacto no consumidor, pois o toque é realmente muito agradável, diferentemente do que estamos acostumados”, afirma Godoy.

Alguns produtos formulados com celulose microfibrilada já foram lançados fora do Brasil, como o hidratante SuriSuri, no Japão, e as máscaras faciais DeLeon, nos EUA, segundo a CEO da Kind. Para ela, outras empresas do segmento de beleza e cuidados pessoais devem passar a utilizar o ingrediente em suas formulações.

Dentro do portfólio da Kind Beauty and Care, a MFC também deve ganhar mais espaço em breve. “Estamos fazendo testes para incorporar a celulose microfibrilada em diferentes produtos. Já realizamos esses estudos em sabonetes sólidos, pasta antiassaduras e em artigos capilares”, revela a CEO.