Sustentabilidade na Kimberly-Clark
Como parte de seus esforços em sustentabilidade e de sua estratégia para 2030, a companhia tem acelerado ações em diversas frentes, como:
Impacto social: A companhia tem realizado ações consistentes e alinhadas ao propósito de suas marcas. Intimus e Kotex, por exemplo, lideram a iniciativa global Ela Pode, baseada em três pilares de atuação, que são: desafiar os estigmas da menstruação, garantir o acesso à educação e abrir portas para meninas e mulheres buscarem seus sonhos. Na América Latina e em parceria com a ONG Plan International já tem impactado a vida de mais de 107 mil meninas e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade na região. Também doaram mais de 1,3 milhão de produtos Kotex para profissionais de saúde da linha de frente e comunidades por meio da Cruz Vermelha.
Acesso à água e saneamento: Banheiros Mudam Vidas é um programa global da Kimberly-Clark, por meio das marcas Scott, Suave e Neve, que tem como objetivo promover o acesso ao saneamento básico e à água potável em comunidades. Desde 2015, a companhia já investiu mais 2,3 milhões de dólares na América Latina para levar mais saúde e dignidade a populações vulneráveis, acelerando ações em parceria com as ONGs Plan International e Water for People, e com startups. Mais de 1.3 milhão pessoas em 8 países da região já foram impactadas por este programa.
Inclusão & Diversidade: Com o objetivo de dar novos passos em sua jornada de diversidade e inclusão e reforçar seu compromisso com a inclusão étnico-racial, a Kimberly-Clark Brasil aderiu aos compromissos propostos pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em 2021. A iniciativa busca a superação do racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor, representando mais de 800 mil pessoas e com alcance global.
Pegada de Carbono: Para aumentar a eficiência do transporte e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada de carbono, a Kimberly-Clark passou a utilizar uma abordagem de remessas e rotas inteligentes na América Latina, e opções de transporte ecológicas. A partir de 2020, Eco Trucks tem sido incorporados como parte do transporte terrestre doméstico, começando por um projeto piloto na Colômbia. Estas soluções de transporte e remessa já estão ajudando a diminuir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) em aproximadamente de 95% e de carbono (CO2) em cerca de 30%, em comparação aos transportes tradicionais, gerando redução de 3.4% em relação a 2019 e de 11% em relação a 2015 em suas emissões de carbono.
Redução do uso de água: Por ser um recurso essencial, a companhia tem trabalhado em iniciativas de gestão de água nos últimos anos e tem investido em sistemas de reciclagem de água que reduziram significativamente o volume de água doce usado em suas operações. A fábrica de Santa Cruz, na Bolívia, recebeu o Prêmio de Excelência em 2020 pela redução do consumo total de água em 84%. E do total consumido na planta de Mogi das Cruzes, no Brasil, 80% da água é reaproveitada no processo e 20% é tratada para ser devolvida limpa ao meio ambiente.
Redução de resíduos: Há um forte compromisso com a reciclagem, a reutilização, a compostagem e o coprocessamento de todos os resíduos gerados nas operações. Em 2020, a planta de Coris, na Costa Rica, alcançou a marca de zero resíduos enviados a aterros sanitários, assim como as plantas em Pilar, Tocancipá e em todas do Brasil. Sendo assim, os resíduos gerados nos processos de produção passam a ter um destino ecologicamente correto.
|