De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o tipo de pele mais comum entre os brasileiros é a oleosa. Cerca de 70% da população no país enfrenta problemas causados pelo excesso de oleosidade, sendo a acne o principal deles.

“Acne é a queixa número um nos consultórios”, revela a dermatologista Giselle Sanches. Ela conta que, apesar de estar mais associada à adolescência, é uma doença que atinge mais de 50% das mulheres adultas no Brasil, podendo levar a outros problemas, como a baixa autoestima e até depressão.

Para atender a essa grande demanda de mercado, a ISDIN, marca de dermocosméticos com sede em Barcelona, traz ao Brasil sua primeira linha de cuidados para a pele oleosa e acneica. “Acniben já existia fora do país, mas passou por uma reformulação recente para ser introduzida no mercado brasileiro. A operação brasileira, inclusive, deu muitos ‘inputs’ nesse processo, até no nome da linha”, afirma a gerente de produtos Marina Lewinski.

Cuidados com a pele acneicas em quatro etapas

Acniben chega ao país com quatro produtos, sendo três faciais, que agem na glândula sebácea. Com ação antimicrobiana, o sabonete líquido com zinco PCA, ácido salicílico e glicerina proporciona limpeza sem agredir a pele. De uso diário, o creme com niacinamida tem ação calmante e matificante, controlado brilho e imperfeições. O passo três é um corretor de imperfeições, de uso localizado, que ajuda a diminuir o volume dos cravos e espinhas, combinando niacinamida e ácidos mandélico e salicílico, sem uso de antibióticos.

O último produto da linha é um spray focado no tratamento da acne corporal. Formulado com ácidos glicólico e salicílico, tem frasco com aplicador 360°, que facilita o uso em áreas extensas, como peito e ombros, e até a aplicação nas costas, sem ajuda de terceiros, oferecendo ainda secagem rápida, sem manchar as roupas. “Não há nada parecido no mercado”, diz Lewinski.

A gerente de produtos fala que Acniben é o principal lançamento da marca em 2023 no Brasil. “A ISDIN acaba de entrar nesse mercado, que é um nicho enorme dentro de dermocosméticos, e nossa expectativa é bem alta. Queremos ser a principal filial em vendas globais para a linha”.

Ampliação do público consumidor

Com a nova linha, a ISDIN espera também ampliar seu público no Brasil, atraindo consumidores mais jovens. As embalagens, por exemplo, foram redesenhadas. São mais coloridas e chamativas que outras linhas da marca. “Em geral, a acne acomete adolescentes e pessoas mais jovens, por isso, nossas ações de lançamento para Acniben foram pensadas para atingir esse público, começar a atrai-lo já desde cedo para a ISDIN. Tanto que é a primeira vez temos uma campanha no Tik Tok”, comenta Lewinski.

Mas ela reforça que esse movimento estratégico não abandona o público que já é consumidor de marca no Brasil, até porque ele também tem potencial para utilizar a nova linha. “Acniben não é específica para adolescentes. A gente sabe que mulher adulta tem acne, homens também têm”.

A gerente de produtos fala que com a reformulação, a linha também chegará ao México e outros países da América Latina. Ela revela ainda o desejo de trazer outros itens ao país ainda esse ano e expandir a linha. “Estamos nos esforçando bastante para termos produtos específicos para o Brasil”.