O colágeno é uma proteína de função estrutural presente em abundância no corpo humano. “O colágeno promove firmeza, elasticidade e sustentação ao tecido, sendo fundamental para manutenção da pele e cabelos”, explica a médica Cláudia Merlo, especialista em cosmetologia.

Existem cerca de 30 diferentes colágenos, sendo o tipo 1 o mais comum e também o mais encontrado na pele. “Sua produção endógena cessa entre os 25 e 30 anos de idade”, alerta a doutora. Ela recomenda a reposição por via oral, em suplementos ou cápsulas. “O colágeno em forma tópica não tem absorção pela camada cutânea devido a seu tamanho molecular”, justifica.

A indústria de cosméticos vem buscando alternativas para o uso efetivo de colágeno em suas fórmulas. A Eudora, marca do Grupo Boticário, acaba de lançar a linha de cuidados corporais La Piel, que tem o biocolágeno como diferencial. “O colágeno hidrolisado (ou tipo 1) é de origem animal e precisa passar por um processo de quebra de moléculas para que seja absorvido. Já o biocolágeno é um ativo derivado de fonte vegetal e conta com efeito biomimético”, diz a diretora da categoria corpo e banho Vanessa Machado. Ela explica que, pela ação biomimética, o produto “imita” a função do colágeno na pele, sendo reconhecido como parte da pele e não como um agente externo, o que torna sua absorção muito mais eficiente.

La Piel foi lançada com um portfólio amplo, incluindo hidratantes, manteiga, óleo corporal, sabonetes líquidos e um booster sérum concentrado. Segundo a executiva, a linha proporciona uma pele mais firme em 14 dias de uso contínuo, mas ela ressalta: “A aplicação tópica tem função diferente da ingestão de colágeno, já que a pele se renova. Então é necessário manter uma rotina de aplicação”.

Dedicada ao haircare, a empresa carioca Widi Care tem em seu catálogo a linha Banho de Colágeno. “O colágeno é uma proteína de grande importância nos cuidados capilares. Quando o escolhemos como ativo principal dessa linha, foi visando seu potencial hidratante, umectante e nutritivo para os fios. Ele também confere aumento na elasticidade da fibra capilar, resistência e flexibilidade dos fios, além do fortalecimento do couro cabeludo”, diz o coordenador de marketing Jonathan Modesto.

Ele informa que o colágeno usado no xampu reparador e máscara de tratamento tem origem vegetal e é proveniente de uma planta chamada Acacia senegal (leguminosa nativa de regiões semidesérticas da África). “Ele apresenta muita afinidade com a pele e cabelos e, combinado a outros ativos, tem resultado surpreendente para fios lisos e cacheados”.

A Raavi Dermocosméticos também faz uso de colágeno vegetal em suas fórmulas, como no novo Creme Corporal Firmador Q10, que combina o ativo com a coenzima Q10 e vitamina C para prevenir a flacidez e melhorar a firmeza, além de promover a hidratação da pele. “Cremes à base de colágeno vegetal têm um alto potencial hidratante, fator imprescindível na manutenção e saúde da pele, pois quando temos uma pele com a hidratação equilibrada conseguimos a melhor permeação de ativos para que desenvolvam suas funções”, explica a coordenadora técnica educacional Luana Batista.

Já a Natura tem por estratégia o estímulo natural do colágeno. “Por ter uma estrutura molecular demasiadamente grande para ser absorvida pela pele, o uso tópico do colágeno não apresenta benefícios cientificamente comprovados, então optamos por utilizar ingredientes que aumentam a quantidade de colágeno de dentro para fora, trazendo assim um tratamento mais efetivo a longo prazo”, afirma a gerente científica Priscila Moncayo.

Ela conta que a Natura desenvolveu um extrato vegetal exclusivo e patenteado, obtido por processo verde, que é capaz de estimular a proteção e reestruturação efetiva das fibras de colágeno. O Chronos Super Sérum Redutor de Rugas é um dos itens formulados com esse complexo. “Para esse produto, estudos mostram o aumento do colágeno em 69% em apenas 14 dias de uso em teste clínico”.