Assim, reforçando o seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão, o Grupo L’Oréal no Brasil renovou a sua parceria com o Instituto Pretos Novos, organização que tem a missão de preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro.

Estamos reforçando o nosso compromisso por meio de ações que promovam uma beleza mais diversa, inclusiva e responsável. Como empresa #1 de beleza, nós temos um papel importante na transformação da sociedade brasileira, onde 56% das pessoas se autodeclaram negras. Essa transformação começa com a educação, mas também gerando impacto positivo na região. Queremos construir um futuro possível para esta e para as próximas gerações, este é o nosso grande objetivo”, comenta Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil.

Para fortalecer o conhecimento e vivências sobre as narrativas afro-brasileiras, a companhia em apoio ao projeto “Pequena África Viva: história, memória e cultura”, irá promover circuitos pela região da Pequena África e mais de 20 oficinas para estudantes do ensino público. A parceria já rendeu 45 oficinas online e impactou mais de 6 mil pessoas com aulas sobre história, arqueologia, sociologia, religiosidade, educação patrimonial e cultura de forma afro centrada.

Para celebrar essa parceria, a companhia realizou duas mesas de conversa no dia 5 de outubro, em conjunto com o portal ELA, com colaboradores da companhia e convidados especiais.

A primeira mesa teve como tema “O poder da transformação da beleza” com Marcia Silveira, Head de Diversidade, Equidade & Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil, Priscila Fevrier, doutoranda em Ciência da Informação na UFRJ, a empreendedora Vivi Siqueira e o ator Raphael Zulu. Os debates geraram em torno do respeito à identidade e à herança ancestral do povo negro, além de como a região histórica da Pequena África se reinventou ao longo dos anos.

A segunda mesa de conversa contou com o tema “Empoderamento feminino e desenvolvimento socioeconômico na região da Pequena África” e tiveram como palestrantes Eduarda Vieira, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo L’Oréal no Brasil, Cintia Santana, fundadora e CEO do Instituto Entre o Céu e a Favela, Camila Crispim, Fundadora da ONG Amor Mundi e Diretora da Fundação Darcy Vargas e a historiadora e apresentadora Giovanna Heliodoro.

Além das mesas de conversa, ocorreu também a 1ª Feira de Oportunidades do Grupo L’Oréal no Brasil na região da Pequena África, localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O evento teve como foco principal a capacitação e empregabilidade, com vagas de entrada, além de cursos de profissionalização de beleza, artesanato e culinária. A iniciativa contou com a parceria de empresas e instituições como Grupo Cataratas, Pepsico, Sephora, Americanas S.A, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Mulheres Independes da Providência e o Instituto AYÓ.

Situada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, a Pequena África, é o local que mais recebeu escravizados do mundo e onde, hoje, se encontra a sede do Grupo L’Oréal no Brasil. Além de dar visibilidade à história da região, a companhia tem o objetivo de impactar positivamente a comunidade ao redor, através da criação de oportunidades.

No início do ano, com a marca Niely, o Grupo realizou a inauguração de uma Escola de Beleza na Fundação Darcy Vargas. A expectativa é de impactar 100 mulheres com curso de capacitação em auxiliar de cabeleireiro em 2023. Além disso, a Companhia também anunciou o lançamento do programa Beleza PRO do Futuro, da L’Oréal Produtos Profissionais, oferecendo formação profissional em cabeleireiro.