A L’Oréal Brasil inaugurou em 27 de abril uma nova Escola de Beleza dedicada a capacitar mulheres em vulnerabilidade social, em parceria com o MOVER (Movimento Pela Equidade Racial) e a Fundação Darcy Vargas. A iniciativa faz parte da agenda de impacto social da companhia para capacitar e profissionalizar mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A inauguração contou com a presença do CEO do Grupo L’Oréal, Nicolas Hieronimus, do presidente da L’Oréal Brasil, Marcelo Zimet, além de membros dos Comitês Executivos do Grupo L’Oréal e L’Oréal América Latina.

Com a inauguração da nova Escola de Beleza, estamos ampliando nosso compromisso com o empoderamento feminino e viabilizando mobilidade social a partir da inclusão produtiva. Buscamos parceiros estratégicos como o MOVER e a Fundação Darcy Vargas para garantir maiores investimentos e desenvolvimento socioeconômico para a região da Pequena África, onde está localizada a nossa Sede”, conta Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos da L’Oréal Brasil.

A Escola de Beleza faz parte do programa global Beleza Por Um Futuro e, no Brasil, tem o apoio da marca Niely e seus instrutores contam com a formação do Instituto L’Oréal, também responsável pela metodologia do curso. A formação consiste em treinamentos para mulheres em situação de vulnerabilidade da região, e tem o objetivo de formar auxiliares de cabeleireiro, barbeiras e manicures, com duração média de quatro meses.

Desde a implementação do programa, em 2017, as Escolas de Beleza já capacitaram mais de 2 mil mulheres, proporcionando oportunidades de geração de renda e potencializando mobilidade social. A expectativa é que 100 mulheres sejam contempladas pela iniciativa até o fim deste ano.

Outras mulheres da região também participarão do programa “Beleza PRO do Futuro”, agenda de impacto social da L’Oréal Produtos Profissionais. O programa oferecerá formação profissional em cabeleireiro com apoio do Instituto L’Oréal e tem como objetivo preparar essas mulheres para o mercado de trabalho. Além das aulas teóricas e práticas, o programa contará com uma mentoria assistida de um mês na academia da L’Oréal Brasil no Rio de Janeiro.

Nosso objetivo com esse programa é potencializar o impacto que os salões já promovem na vida de milhares de pessoas. Acreditamos que nada é mais empoderador do que ter um emprego e independência financeira. Queremos transformar os salões, mas principalmente queremos mudar a vida das mulheres”, conta Joana Fleury, General Manager de L’Oréal Produtos Profissionais.