Chama-se precursor de perfume a uma molécula de odor leve que, ao interagir com um agente de estímulo externo (por exemplo, oxigênio, luz ou água) libera ao menos uma molécula odorífera. O uso dessa tecnologia permite criar perfumes de longa duração que podem ser usados em produtos de diversos segmentos de mercado, como tecidos, produtos de limpeza e cosméticos. Além disso, essa tecnologia é uma forma de lutar contra o fenômeno de habituação a fragrâncias, oferecendo notas de cabeça exclusivas ao longo da vida útil do perfume.
Em 2006, a Givaudan foi a primeira empresa a oferecer um precursor de perfume, com o lançamento do Scentaurus Tonkarose, molécula que libera duas fragrâncias diferentes. Desta vez, o fabricante de perfumes está completando sua família de precursores, apresentando os produtos Scentaurus Clean, Scentaurus Juicy e Scentaurus Berry.
"Cada ingrediente Scentaurus é de uso exclusivo dos perfumistas da Givaudan, para que possam oferecer um alto nível de polivalência em diferentes famílias olfativas", explica a gigante do setor de fragrâncias e aromas.
Outro elemento importante é que os produtos Scentaurus foram desenvolvidos com base nos critérios de sustentabilidade da Givaudan. A linha de ingredientes é produzida segundo os princípios de química verde e possibilita a formulação de perfumes compactados.
"Os precursores Scentaurus são insumos revolucionários, pois representam uma forma totalmente inédita de desenvolver perfumes. Graças a essa tecnologia, algumas notas olfativas podem ser fornecidas como produto seco em tecidos, o que antes era impossível. Muito mais que um novo método de formulação, os precursores oferecem aos clientes fórmulas ainda mais inovadoras, o que, em suma, é uma resposta à demanda dos consumidores que buscam perfumes com melhor desempenho", explica Jeremy Compton, gestor de Fragrance Science and Technology da Givaudan.