Os produtos capilares não escapam à poderosa onda verde que vem submergindo o mercado de cuidados pessoais. Segundo a Givaudan Active Beauty, 91% dos consumidores demonstram interesse pela aplicação do conceito de clean beauty aos cuidados capilares. Concretamente, esses consumidores buscam produtos isentos de substâncias sintéticas, dando preferência aos que contêm ingredientes naturais [1].

Alternativa natural

Para atender a essa demanda, os pesquisadores da Givaudan Active Beauty desenvolveram o Naturein Wheat Peptides [2]. Obtido a partir de trigo fracionado por um método que respeita critérios ambientais, o novo princípio ativo é destinado a produtos que ajudam a desembaraçar os cabelos. O trigo utilizado na fabricação do ingrediente é 100% natural e provém de regiões vizinhas à unidade industrial da Givaudan Active Beauty na França. Desenvolvido para fórmulas de condicionadores, o ingrediente ajuda a desembaraçar os fios, deixando-os mais macios. Assim sendo, ele oferece uma alternativa ao uso de guar catiônica, um dos ingredientes químicos mais presentes na indústria de produtos capilares. A goma de guar catiônica é usada principalmente como agente condicionador em shampoos, condicionadores capilares e cremes de pentear.

Naturein Wheat Peptides é uma alternativa natural à guar catiônica para...

Naturein Wheat Peptides é uma alternativa natural à guar catiônica para produtos de condicionamento.

As moléculas catiônicas são obtidas mediante um processo de modificação química que confere a elas uma carga positiva. Entre essas moléculas estão, por exemplo, a família de poliquatérnios, o cloreto de guar modificada hidroxipropiltrimônio ou polímeros de amido. O problema é que essas substâncias não são biodegradáveis, constituindo agentes poluentes para os ambientes aquáticos.

Portanto, o uso de soluções naturais e limpas como substitutos dos polímeros derivados de guar modificada certamente traria grandes vantagens para o mercado de shampoos e condicionadores.

Ensaios clínicos

A Givaudan realizou uma série de testes para avaliar os efeitos do Naturein Wheat Peptides, tanto em cabelos molhados como em cabelos secos. Os testes consistiram em dois estudos duplo-cego controlados por placebo, cada um com 40 voluntários. Em cada grupo, 20 voluntários aplicaram o placebo e 20 voluntários usaram um shampoo com 3% de Naturein Wheat Peptides ou com 0,3% de cloreto de hidroxipropiltrimônio-guar-hidroxilpropil.

Os resultados revelaram que o extrato de peptídeos de trigo facilita de forma significativa (+20%) o desembaraçamento de cabelos molhados (ante +15% com o uso de 0,3% de guar catiônica). Com os cabelos secos, o Naturein Wheat Peptides aumenta consideravelmente (+22%) a facilidade de pentear e a maleabilidade (comparado com +5% usando 0,3% de guar catiônica).

Dois outros resultados concretos foram observados nos participantes do painel: depois de aplicarem o produto com o ingrediente ativo, 80% dos voluntários declararam sentir-se satisfeitos com seus cabelos (comparado com 40% dos que usaram placebo) e 70% afirmaram que os cabelos podiam ser desembaraçados com mais facilidade (comparado com 45% entre os que usaram placebo).

"Para provar a eficácia desse ingrediente natural, decidimos realizar testes comparativos entre o Naturein Wheat Peptides e a guar catiônica. Os resultados demonstraram que o ingrediente da Givaudan é mais eficaz em um tempo menor. Todos os testes clínicos realizados com uma centena de pessoas comprovaram a excelência do Naturein Wheat Peptides", declarou Amandine Scandolera, PH.D., diretora da divisão Biological Evaluation.

Produtos de demonstração

Para mostrar as possibilidades de uso do novo ingrediente, a Givaudan preparou um leave-in em spray formulado com o Naturein Wheat Peptides, além do ResistHyal, um intensificador de beleza capilar que contém a proporção ideal de ácido hialurônico de baixo e alto peso molecular. Os dois ativos capilares foram misturados com óleos de buriti e de moringa para regenerar os cabelos, e com flor de açafrão e extrato de guaraná para fortalecer os fios.

A Givaudan apresentará a fórmula de demonstração e o novo ingrediente em seu estande no salão in-cosmetics Latin America, nos dias 18 e 19 de setembro, em São Paulo.