As empresas Henkel, L’Oréal, LVMH, Natura &Co e Unilever anunciaram a criação de um consórcio com o objetivo de desenvolver um sistema para medir o impacto ambiental dos produtos de beleza. O objetivo é criar uma ferramenta comum a todas as empresas da indústria de cosméticos, a fim de fornecer aos consumidores informações claras, transparentes e comparáveis.

O consórcio estará aberto à participação de todas as empresas do setor que desejarem contribuir para o projeto. A ideia é que a nota global informe os consumidores sobre o impacto ambiental dos produtos, levando em conta todo o ciclo de vida.

Uma possibilidade é que o sistema de rating tenha a forma de uma escala de notas de A a E, por exemplo.

A agência de consultoria Quantis, que em 2018 lançou o projeto SPICE (sigla de Sustainable Packaging Initiative for CosmEtics), deverá coordenar a iniciativa, garantindo que a proposta siga um modelo sólido e científico.

A avaliação do impacto ambiental terá como base os princípios de Product Environmental Footprint (ou PEF, método científico usado pela União Europeia para quantificar a pegada ambiental dos produtos). Além disso, deverá ser criado um banco de dados conjunto sobre o impacto ambiental dos ingredientes e matérias-primas mais utilizados nas fórmulas e embalagens, bem como durante a aplicação propriamente dita dos produtos.

A Cosmetics Europe aceitou a incumbência de acompanhar as atividades da parceria na qualidade de observadora.

Há vários anos, algumas empresas e ONGs têm tentado criar sistemas de rating ambiental para os produtos cosméticos, mas essas iniciativas costumam basear-se em metodologias diferentes, o que dificulta a comparação. Portanto, é provável que a solução proposta pelos gigantes do setor se torne rapidamente uma referência.